Inovações Financeiras do Agronegócio

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Secretaria de Política Agrícola Adjunta (SADJ-SPA), tem atuado no incentivo à modernização e inovação dos serviços financeiros prestados ao Agronegócio.

Uma das iniciativas é reunir empresas com soluções inovadoras para o meio rural, aproximando-as dos produtores rurais e investidores, promovendo assim uma rede de trocas e negócios à altura das necessidades do campo.

Em carta dirigida ao ecossistema de inovação financeira do agronegócio, a ministra do MAPA, Tereza Cristina, destaca que as novas tecnologias terão um papel fundamental na realização do grande potencial de crescimento do nosso agro, que assumirá seu lugar como principal player nos mercados globais.

Segundo a ministra, chegou a vez das novas tecnologias proporcionarem o mesmo salto nas finanças e na gestão dos empreendimentos rurais no que diz respeito ao crédito e aos mercados verdes; ao seguro rural; ao apoio jurídico e ambiental, bem como social, fundiário, e tributário; à capacitação de recursos humanos e assistência técnica; à logística, comercialização de insumos e produção; e, finalmente, à inteligência de mercado.

Em suas palavras, ressalta que “temos uma agricultura de ponta e precisamos que suas finanças acompanhem esse ritmo e, para isso, contamos com soluções como as que start-ups e agrofintechs estão desenvolvendo”. Ao final, a ministra faz um convite para que todos os envolvidos na cadeia do agro participem dos eventos do ministério voltados à promoção das inovações financeiras do agronegócio.

Reforçando o convite, o secretário-adjunto da Secretaria de Política Agrícola do ministério, José Ângelo, destaca que “o MAPA tem essa dupla missão - o Estado precisa induzir o crescimento do agronegócio, que é uma atividade importante para a geração de riquezas ao país, e, para isso, também deve promover os novos mercados de crédito privado, a nova CPR, o FIAGRO, apoiando a construção de soluções, como de fato são, para as necessidades financeiras de todo o agro”.

Com este propósito, a secretaria de política agrícola já realizou dois eventos, o 1º Workshop de Inovações Financeiras do Agronegócio, em 16 de dezembro de 2020, e o 2º Workshop de Inovações Financeiras do Agronegócio, agora em 2021, no dia 27 de maio.

As duas edições do workshop ocorreram no formato de um webinar transmitido ao vivo pelo canal da Escola Nacional de Gestão Agropecuária do ministério (ENAGRO) no YouTube. O objetivo foi divulgar propostas inovadoras para facilitar a entrada do agronegócio brasileiro no mundo financeiro mais moderno.


Novos workshops serão realizados em 2021. Contamos com a colaboração de todas as empresas interessadas em participar desta iniciativa. Caso sua empresa também tenha interesse em participar dos próximos workshops, entre em conosco!

Soluções inovadoras para o meio rural. Participe desta iniciativa e seja um parceiro do Agronegócio!