Um programa de integridade define, apoia, controla e faz cumprir a integridade pública, para uma melhor utilização dos recursos públicos e uma prestação de serviço mais eficiente à população. Ele traz orientações gerais e pontos de atenção sobre questões que devem ser discutidas e implementadas, pelos gestores públicos, com a intenção de minimizar a ocorrência de quebras de integridade. O Ministério da Agricultura e Pecuária foi uma das primeiras Pastas Ministeriais a implementar seu programa de integridade e esse pioneirismo traz benefícios e contribui cada dia mais para o fortalecimento da Integridade Pública na Administração Federal.
Quando falamos em integridade pública, fazemos referência a princípios, normas e valores, que orientam a conduta dos servidores no desempenho das suas funções, nas relações com seus colegas e chefias e nas interações com o público externo à organização. Fomentar a integridade no serviço público é criar ambientes íntegros e construir uma cultura de integridade, orientada para a prevenção de irregularidades e desvios de conduta, além de prevenir fraudes e eventos de corrupção. Contudo, a Integridade Pública vai além da Administração Pública! Para ser efetiva, deve envolver o setor privado, a sociedade civil organizada e os cidadãos.
A construção de um agronegócio forte e sustentável passa pela integridade no setor privado, pilar fundamental para a competitividade do setor e a confiança dos consumidores. Nesse sentido, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) atua de forma incisiva na promoção da cultura da integridade no campo, com foco em duas ações estratégicas: o Cadastro Agroíntegro e o Selo Mais Integridade. As ações do MAPA em prol da integridade no agronegócio demonstram o compromisso do Ministério com a construção de um setor mais justo, transparente e responsável, incentivando as empresas a adotarem práticas de integridade, contribuindo para a competitividade do agronegócio brasileiro e a conquista da confiança dos consumidores nacionais e internacionais.
Para mais informações
Coordenação de Riscos e Integridade – CORIN/AECI
E-mail: integridade@agro.gov.br - Telefone: (61) 3218-2400