O Programa Solo Vivo é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri-MT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que visa recuperar áreas degradadas e fortalecer a agricultura familiar no estado.
Com investimento de R$ 42,8 milhões, o programa atende, nesta primeira etapa, cerca de 800 a 1.000 famílias agricultoras, distribuídas em assentamentos de 10 municípios de Mato Grosso.
O objetivo é promover a recuperação da fertilidade dos solos, melhorar a produtividade agrícola, gerar mais renda e garantir a permanência das famílias no campo de forma sustentável.
O IFMT é responsável pelos estudos técnicos, análises laboratoriais e pela elaboração de laudos que orientam as ações de correção e manejo do solo. A atuação envolve professores, técnicos e estudantes bolsistas, que utilizam ferramentas tecnológicas como o software SolIF e laboratórios estruturados com apoio do Mapa.
Além da análise e correção dos solos, o programa oferece capacitação gratuita, com o curso online “Metodologia Solo Vivo: Da Coleta de Amostras à Análise de Solo”, que amplia o alcance e a replicabilidade da metodologia adotada.
Na parte operacional, o programa conta com um sistema digital de gestão, o Operation Center, que permite monitorar em tempo real as máquinas e as atividades no campo, garantindo eficiência, transparência e controle de todo o processo de correção dos solos.
o Solo Vivo alia ciência, tecnologia e desenvolvimento social, sendo uma ação concreta para transformar realidades, fortalecer a produção sustentável e valorizar a agricultura familiar em Mato Grosso.
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Programa Solo Vivo vai recuperar áreas degradadas e fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso
- Investimentos na agricultura familiar de Mato Grosso impulsionam desenvolvimento regional
- Em Mato Grosso, ministro Carlos Fávaro destaca importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico
- Presidente Lula e ministro Carlos Fávaro lançam programa Solo Vivo em Mato Grosso
Notícias relacionadas
Mapa encerra o ano com avanços históricos na gestão do ministro Fávaro
Abertura recorde de mercados, programas de máquinas e equipamentos, recuperação de solos, estruturação do Inmet, investimentos na Embrapa e protagonismo em agendas como BRICS e COP30 marcam o período
Mais de 500 máquinas do Mapa beneficiam infraestrutura dos municípios mato-grossenses
Ministro Carlos Fávaro realizou entrega de mais 310 máquinas do Promaq para as 142 cidades
Estudo detalhado dos solos de Mato Grosso orienta elaboração de cartilha técnica do Programa Solo Vivo
Diagnóstico revela ampla diversidade de solos e fornecerá base para orientações de manejo mais precisas no estado
Em Mato Grosso, ministro Fávaro anuncia nova etapa do programa Solo Vivo
Iniciativa terá alcance triplicado. Na ocasião, também foram apresentados os resultados da primeira etapa