Cúpula dos Sistemas Alimentares

A Cúpula dos Sistemas Alimentares (Food Systems Summit, ou FSS, na sigla em inglês) será realizada em setembro de 2021, durante a semana de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas. Será precedida de uma pré-Cúpula, a realizar-se em Roma, entre os dias 26-28 de julho de 2021.

A Cúpula foi convocada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, no contexto da Década de Ação para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030. A organização do evento é comandada por estrutura criada pelos Secretariados da ONU e da FAO, composta por representantes da academia, setor privado e ONGs.

O evento pretende acelerar esforços em prol do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio da transformação dos sistemas alimentares rumo à sustentabilidade.

Os trabalhos da Cúpula estão organizados em torno de cinco linhas de ação temáticas:

(1) Garantia do Acesso a Alimentação Saudável, Segura, Sustentável para Todos;
(2) Padrões de Consumo Saudáveis e Sustentáveis;
(3) Produção em Escala de Alimentos Positivos para a Natureza;
(4) Promover o Sustento e a Distribuição de Valor Equitativa; e
(5) Construção de Resiliência contra Vulnerabilidades, Choques e Tensões.

Os resultados da Cúpula deverão ser consolidados pelo Secretário-Geral das Nações Unidas (SGNU) em declaração de ação de sua própria autoria e responsabilidade.

O governo brasileiro tem participado das consultas e discussões para a preparação da Cúpula a partir da coordenação entre os Ministérios das Relações Exteriores; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Saúde; da Cidadania; do Meio Ambiente; e de outros órgãos governamentais.

Também foi organizado um Diálogo Nacional, por meio de videoconferências sobre os temas tratados no âmbito da Cúpula.


Novidades

Divulgada a realização da última videoconferência do Diálogo Nacional brasileiro, sobre “Sistemas Alimentares Sustentáveis: Propostas Brasileiras”

Foi definida a data da última videoconferência do diálogo nacional brasileiro, preparatório à Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU. A reunião intitulada “Sistemas Alimentares Sustentáveis: Propostas Brasileiras” será realizada em 8/7, em modalidade 100% virtual. A reunião será uma oportunidade para discutir as principais características dos sistemas alimentares brasileiros, incluindo aspectos positivos e negativos, bem como oportunidades para aprimoramento.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento convida a todos a participarem desse evento. O formulário de inscrição está disponível aqui, no período de 30/6 até 7/7. Caso o participante tenha interesse em tomar a palavra nas discussões, deverá indicar a opção expressamente no formulário. Devido à limitação de espaço e tempo, representantes de entidades e organizações terão prioridade nos debates. Contribuições e comentários por escrito poderão ser igualmente enviados. Para tanto, será divulgado endereço eletrônico institucional.