Notícias
Institucional
Receita Federal dá boas-vindas aos novos auditores e analistas e conclui o chamamento de mais de 1.200 aprovados no último concurso
Em uma cerimônia marcada por emoção, reconhecimento e senso de responsabilidade pública, a Receita Federal do Brasil (RFB) realizou, nesta quarta-feira (6/8), a posse dos novos auditores-fiscais e analistas-tributários.
A Receita concluiu o chamamento de 1217 servidores aprovados no concurso público mais recente - número que representa o maior reforço de pessoal em mais de uma década.
A solenidade, realizada no auditório do Banco de Brasília (BRB), contou com a presença das principais lideranças da Receita e de outras áreas do Ministério da Fazenda (MF), que ressaltaram a importância do ingresso desses profissionais em um momento de transformações profundas, como a implementação da Reforma Tributária (RT).
Adriana Gomes Rêgo, secretária especial adjunta da RFB, deu as boas-vindas aos novos servidores e destacou a excelência da instituição que agora passam a integrar. “Esse é um momento importante. Vocês estão entrando para uma excelente instituição. A maioria dos servidores antigos tem mais de 30 anos de casa. Que todos vocês possam vestir a camisa e dar o melhor de si ao longo da carreira e da vida profissional”.
O secretário especial da RFB, Robinson Barreirinhas, destacou o prestígio da instituição, a relevância da carreira e os desafios do novo cenário tributário. “Parabéns a vocês que conquistaram esse concurso, um dos mais difíceis do Brasil. Essa é uma conquista não só dos aprovados, mas de suas famílias também. Vocês ingressam em uma carreira importante e contribuirão para a manutenção e evolução do Estado brasileiro”.
Segundo Barreirinhas, o atual ingresso representa um marco histórico. “É de longe um dos maiores investimentos na Receita Federal, em mais de uma década. Vocês entram em um momento de grande valorização da carreira”.
Ele também lembrou que os novos servidores serão protagonistas da justiça tributária e da modernização do sistema com a RT. “O novo sistema tributário será 156 vezes mais robusto que o que processa o Pix e 11 vezes maior que o atual sistema da Receita. Precisamos de excelência técnica, disposição para o trabalho e diálogo constante”.
Soberania e missão de Estado
O secretário-executivo do MF, Dario Durigan, transmitiu os cumprimentos do ministro Fernando Haddad e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “É bom termos vocês se juntando a nós. Quando falamos em Receita Federal, falamos em soberania nacional, e estamos vivendo um momento de ameaça à nossa soberania”.
Durigan ressaltou o papel da RFB como guardiã do interesse público. “A Receita faz valer as previsões legais do ponto de vista da tributação, protege as fronteiras e aplica a legislação. Nossa soberania não está em negociação. As questões comerciais sim, mas nossas instituições e a Receita Federal não.”
O secretário-executivo também reforçou o compromisso do governo com o fortalecimento da instituição. “Depois de mais de uma década, estamos trazendo investimento para a Receita e trazendo vocês para fortalecer ainda mais essa casa. Que possamos valorizar a atual gestão, que tem feito um trabalho que orgulha o país”.
Fotos: Filipe Alcântara