Serviços Digitais
-
Acesso aos Serviços
-
Como acessar os serviços digitais?
Alguns serviços digitais da Receita Federal podem requerer sua identificação autenticada. Nestes casos, você precisará utilizar uma Conta Gov.Br de nível prata ou ouro para acessar o serviço. Eles estarão sinalizados no Portal de Serviços com um ícone de cadeado ().
Alguns poucos serviços pontuais podem requerer uma senha específica. Estes estarão identificados com um ícone de chave ().
Por fim, alguns serviços são de livre acesso, sem identificação do usuário. Estes não possuirão ícone de sinalização.
-
O que fazer se meu perfil não possui permissão?
A mensagem "Seu perfil não possui permissão ou a execução exige acesso com certificado digital", indica que o serviço que você tentou acessar é específico para pessoas jurídicas, mas você usou sua Conta Gov.Br de pessoa física; ou o inverso. Basta autenticar-se com o perfil correspondente para acessar o serviço.
Se você é representante de uma pessoa jurídica, mas não possui certificado digital e-CNPJ para se autenticar, utilize a funcionalidade "Alterar Perfil", disponível no e-CAC e tente novamente.
-
Quais são os perfis de acesso?
Você pode acessar os serviços digitais como pessoa física ou jurídica e representá-las na qualidade de:
- Representante do CNPJ (representando pessoa jurídica);
- Matriz (representando filial);
- Empresa Sucessora (representando sucedida);
- Procurador Digital (representando outorgante).
Para representar outra pessoa, utilize a funcionalidade "Alterar Perfil' disponível no Portal e-CAC.
-
Como acessar os serviços digitais?
-