Notícias
Combate ao contrabando
Receita apreende no Aeroporto do Recife com passageiro de voo internacional peças para veículo Land Rover no valor de trinta mil reais não declarados
Na noite de 21 de outubro, a Receita Federal fez uma apreensão no Aeroporto Internacional do Recife a partir de denúncia anônima. A denúncia foi feita pelo canal do governo federal FalaBr e encaminhada para a Ouvidoria da Receita Federal em Recife. Um passageiro vindo da Europa trouxe peças para veículo Land Rover avaliadas em R$ 30.000,00 (trinta mil reais), entre elas um turbo e não declarou. Após o desembarque, ele teve as peças retidas pela Receita Federal.
Conforme apurado pelo órgão, o passageiro alvo de denúncia possuía registro de mais de 40 viagens, sendo muitas delas de curtíssimo período. Uma das diretrizes de integridade da instituição é o incentivo ao canal de denúncia e a proteção ao denunciante. Como se trata de uma denúncia anônima, é importante os cidadãos saberem da efetividade do trabalho de fiscalização de casos concretos e que as denúncias são sim recebidas e apuradas. Compete também à Receita Federal fiscalizar a entrada de mercadorias no país com o devido recolhimento de tributos, atuando em proteção ao comércio justo e a indústria nacional.
Como registrar denúncias na Ouvidoria?
As denúncias devem ser encaminhadas por meio da plataforma FalaBR, que é o canal único para recebimento de denúncias na Administração Pública Federal.
Qualquer pessoa, seja física ou jurídica, pode denunciar e o registro pode ser feito de forma anônima.
A proteção ao denunciante é garantida por rigorosas regras de segurança, ainda que o registro não seja feito de forma anônima.