Sagicad realiza Oficina Interna de Alinhamento sobre Tratamento de Suspeitas de Fraudes no Cadastro Único
A Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) realizou, no dia 25 de maio de 2025, a Oficina Interna de Alinhamento sobre o Tratamento de Suspeitas de Fraudes no Cadastro Único. Promovido pela Coordenação-Geral de Gestão de Risco do Cadastro Único (CGGR), o evento reuniu profissionais do Departamento de Operação do Cadastro Único (Decau), do Departamento de Gestão do Cadastro Único (DGCAD) e do Gabinete da Secretaria.
A oficina teve como principal objetivo promover o alinhamento técnico entre as equipes da Sagicad que atuam no tratamento de denúncias e suspeitas de irregularidades no Cadastro Único.
O encontro teve início com a fala do Secretário de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Rafael Guerreiro Osorio, que ressaltou a importância da prevenção e gestão de riscos ligados ao Cadastro Único para além do âmbito da Sagicad. “Precisamos de um fluxo bem-estruturado para o tratamento de suspeitas de fraude, a fim de garantir a qualidade dos dados do Cadastro Único, assegurar uma prestação de contas transparente aos órgãos de controle e inibir tentativas de fraude ou ataques ao sistema.", afirmou Osorio.
Durante a oficina, foram realizadas atividades de mapeamento de pontos críticos para se compreender como esse trabalho vinha sendo feito até o momento e para identificação de melhorias que poderão ser implantadas pela CGGR. Os profissionais da Sagicad identificaram falhas, gargalos, sobreposições, lacunas e acertos no tratamento das suspeitas de fraudes no CadÚnico.
Segundo o Coordenador-Geral de Gestão de Risco do Cadastro Único da Sagicad, Francis Silva Magalhaes, “ a CGGR veio para estruturar e dar celeridade ao fluxo de apuração de denúncias ligadas ao Cadastro Único. A interlocução e o apoio técnico das áreas da Sagicad aqui representadas são fundamentais para o alinhamento e fortalecimento do trabalho de gestão de risco. As nossas ações precisam refletir nos estados e municípios, para que compreendam cada vez mais, a importância de participarem ativamente desse processo.”
No período da tarde, ocorreu uma rica discussão sobre a matriz de responsabilidades de cada ator envolvido no fluxo de tratamento de denúncias, conforme estabelecido na Instrução Normativa nº 1/SAGICAD/MDS, de 24 de março de 2025. A atividade foi conduzida pela Coordenadora de Operação da CGGR, Raquel Carvalho Pinheiro. Os participantes foram convidados a refletirem sobre o papel de suas respectivas áreas no fluxo — o que fazem, como fazem e em que momento devem atuar — assim como a pensarem na atuação de outras unidades e setores, tanto no MDS quanto em órgãos externos.
Para Juliana Rodrigues da Silva, que trabalha no Gabinete da Sagicad, a capacitação contribuirá significativamente para a melhoria do tratamento das suspeitas de fraudes. “A oficina permitiu que as pessoas interagissem e compartilhassem o conhecimento e muitas dúvidas foram esclarecidas. Nosso maior objetivo é manter a qualidade dos dados cadastrais das famílias de baixa renda, e assim, garantir o acesso das pessoas que mais precisam aos programas usuários.”, concluiu.