Notícias
Legado
Training Camp no Parque Olímpico promove interação inédita entre jovens e atletas de ponta de Brasil e França no tênis de mesa
Uma experiência inédita para 35 jovens atletas do tênis de mesa. A partir desta quinta-feira (28.04), atletas do Programa de Desenvolvimento de Talentos se juntam a astros da Seleção Brasileira adulta, como Hugo Calderano (número três do mundo), Bruna Takahashi, Vitor Ishiy e Eric Jouti, e estrelas da seleção francesa, como Simon Gauzy (21º do ranking mundial), para o Training Camp, período de treinos de nove dias na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro.
É um evento que reúne atletas promissores da base e integrantes da seleção adulta do Brasil e da França para um compartilhamento de treinos e informações de qualidade, usando para isso a estrutura do legado olímpico brasileiro. É um exemplo virtuoso de investimento no crescimento estruturado do esporte nacional"
Marcelo Magalhães, secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania
A iniciativa é pioneira. Os treinos antecedem um outro evento no Parque Olímpico: o Desafio Brasil x França, que colocará de um lado Calderano, Ishiy e Jouti e, do outro, os franceses Gauzy, Alexis Lebrun – número 1 do ranking mundial sub-19 – e Can Akkuzu na Arena Carioca 1, no dia 7 de maio. Todos os participantes do torneio estarão no Training Camp.
Dentre os jovens, atletas de diversas categorias. De atletas sub-23 (Guilherme Teodoro, Kenzo Carmo, Richard Pinheiro e Rafael Turrini) até os mais novos – como os que fazem parte do Diamantes do Futuro (Mahayla Sardá, Beatriz Fiore, Hamilton Yamane, entre outros). Todos terão a chance de vivenciar a intensidade do treinamento de mesatenistas de alto rendimento.
“É uma grande oportunidade para eles verem de perto a intensidade, o foco e a exigência que são necessárias em treinos de alto nível. Vai ser um importante referencial do que os jovens precisam fazer para chegar no topo”, disse o coordenador de seleções olímpicas da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Lincon Yasuda.
Muitos já se destacam no cenário nacional e internacional. Um dos exemplos é Sofia Kano. Apesar de ter somente 16 anos, é a atual líder do ranking da principal categoria do Circuito TMB, o Absoluto A feminino.
Como o Training Camp também contará com a presença de membros da comissão técnica da Seleção adulta (Reinaldo Yamamoto, Francisco Arado – Paco e Jean René-Mounie) e de base (Jorge Fanck) é uma boa ocasião para os esportistas promissores mostrarem serviço aos treinadores.
“Ao mesmo tempo que eles podem treinar e mostrar o seu valor diante da equipe técnica principal da Seleção, eles têm a oportunidade de absorver informações que servirão para incorporarem em seus treinos diários. A ideia é que eles consigam elevar o nível do treinamento deles a médio prazo”, projetou Lincon Yasuda.
|
| Número 3 do mundo, Hugo Calderano é uma das principais atrações do training camp no Parque Olímpico. Foto: Breno Barros/ rededoesporte.gov.br |
Gestão Federal
Para o secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, o treinamento dos próximos nove dias seguido do evento com alguns dos principais atletas de Brasil x França combinam alguns dos ingredientes essenciais para a gestão do legado olímpico.
"É um evento que reúne atletas promissores da base e integrantes da seleção adulta do Brasil e da França para um compartilhamento de treinos e informações de qualidade, usando para isso a estrutura do legado olímpico brasileiro. Esse é um exemplo virtuoso de investimento no crescimento estruturado do esporte nacional", comentou Magalhães.
O Governo Federal Brasileiro, por meio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, é responsável pela gestão das Arenas Carioca 1 e 2, do Velódromo e do Centro Olímpico de Tênis no Parque Olímpico da Barra.
Parque Olímpico tá on
» Etapa da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica – 26 de abril a 2 de maio
» Desafio Brasil x França de tênis de mesa – 7 de maio
» Pan-Americano de Jiu-Jitsu – 30 de abril a 1º de maio
» 1º Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas – 10 a 18 de junho
» Pan-Americanos de Ginástica de Trampolim, Ginástica Rítmica e Ginástica Artística – 23 a 28 de junho
» 2º Grand Prix de Boxe Olímpico Internacional – 30 de junho a 19 de julho
» MEG Latam - Classificatórias WESG (eSports) – 23 e 24 de julho
» AbuDhabi Grand Slan Jiu-Jitsu World Tour – 29 a 31 de julho
» 2º Jogos Pan-Americanos - Rio Master – 7 a 16 de outubro
» SLS - Super Crown Final Word Championship 2022 – 4 a 6 de novembro
» Copa Sul-Americana de Luta Livre Esportiva 2022 – 6 de novembro
» Campeonato Mundial de Bocha Paralímpica 2022 – 3 a 13 de dezembro
Assessoria de Comunicação, com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa
