Notícias
Projetos sociais
Secretaria Especial do Esporte estuda parceria social com a Escola de Futebol Zico 10 em áreas de vulnerabilidade
Thiago Coimbra e Leandro Araújo, acompanhados do secretário Marcelo Magalhães, foram recebidos no Palácio do Planalto, pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro Onyx Lorenzoni, da Secretaria-Geral da Presidência. Foto: Min. Cidadania/Divulgação
O secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, acompanhado do secretário adjunto, André Alves, e da secretária nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), Fabíola Molina, receberam, nesta terça-feira (09.03), Thiago Coimbra, ex-jogador de futebol e filho de Zico, que veio a Brasília acompanhado de profissionais ligados ao projeto da Escola de Futebol Zico 10.
Queremos levar a Escola de Futebol Zico 10 às áreas de maior vulnerabilidade para que famílias que não têm condições de pagar para que o filho faça parte de uma escolinha possam ter seus filhos lá. Eles têm uma metodologia própria, que alia esporte e educação, e é isso o que queremos sempre estimular nos projetos incentivados pela Secretaria Especial do Esporte"
Marcelo Magalhães, secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania
O objetivo do encontro foi abrir as portas da Secretaria Especial do Esporte para que, por meio de uma parceria com o Governo Federal, crianças e jovens de municípios em situação de vulnerabilidade social possam contar com núcleos do Zico 10 em projetos que tenham um duplo objetivo: levar a prática do futebol a essas comunidades e, ao mesmo tempo, incentivar as crianças a seguirem avançando nos estudos.
“O Zico é um dos embaixadores dos Jogos Escolares Brasileiros, os JEB’s 2021, e é um ícone do futebol e do esporte do Brasil”, ressaltou Marcelo Magalhães. “Queremos levar a Escola de Futebol Zico 10 às áreas de maior vulnerabilidade para que famílias que não têm condições de pagar para que o filho faça parte de uma escolinha de futebol possam ter seus filhos na Zico 10. Eles têm uma metodologia própria, que alia esporte e educação, e é isso o que nós queremos sempre estimular nos projetos incentivados pela Secretaria Especial do Esporte. A reunião de hoje foi o primeiro passo para firmarmos uma parceria. Agora iremos discutir os detalhes técnicos para viabilizar o projeto”, continuou o secretário.
“Mais uma vez fomos muito bem recebidos pelo secretário Marcelo e por toda equipe. Eu tenho a honra de poder representar o nome do meu pai e ficamos felizes e entusiasmados com essa porta que foi aberta pela Secretaria Especial do Esporte”, afirmou Thiago Coimbra.
“Termos essa oportunidade de implantar o nosso projeto, que foi o que a gente sempre quis, aliando o futebol e a educação em áreas de vulnerabilidade, com o respaldo do Governo Federal é muito bom. Espero que em um futuro bem próximo possamos desenvolver um projeto para ajudar muitas crianças no Brasil”, continuou o filho de Zico.
Antes da pandemia, o Zico 10 chegou a atender 12 mil crianças apenas no Rio de Janeiro. O projeto foi implantado no Pará, em Santarém e em Vitória do Xingu, onde atendeu 3.500 crianças. Há ainda uma unidade ativa em Jaguaruna (SC) para 300 crianças, e outras 20 unidades particulares no país. O projeto Zico 10 conta, também, com uma unidade internacional em operação, em Atlanta, nos Estados Unidos.
A ideia inicial da Secretaria Especial do Esporte é implantar quatro núcleos da Zico 10, sendo dois no estado do Rio de Janeiro, um na região Norte e um na região Nordeste, em locais ainda a serem definidos.
Após a reunião, Thiago e Leandro Araújo, integrante da equipe da Zico 10, acompanhados do secretário Marcelo Magalhães, foram recebidos no Palácio do Planalto, pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro Onyx Lorenzoni, da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania