Notícias
INTEGRA BRASIL
Primeiro centro de futebol só para mulheres será implantado em Camaragibe (PE)
Alunas de escolas públicas integram o público-alvo do novo centro de treinamento (CT). Foto: Prefeitura Municipal de Camaragibe
Uma parceria entre o Governo Federal e a prefeitura de Camaragibe (PE) vai garantir a implantação de um Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino. A primeira unidade do país será instalada no âmbito do Programa Integra Brasil, que promove ações sociais no contexto do esporte mais popular do mundo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24.02), durante reunião no município pernambucano.
A iniciativa é do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, da Secretaria Especial do Esporte, com o apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
“Escolhemos a cidade de Camaragibe para ser o piloto master no Brasil, com o intuito de proporcionar para meninas de escolas públicas um ambiente inicial de esportes para o alto rendimento. A gente vem para Camaragibe para captar adolescentes e fazer com que elas alcancem grandes centros de futebol feminino”, destacou Alexandre Carvalho, coordenador-geral de Futebol da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Representante do MMFDH, a secretária executiva adjunta, Viviane Petinelli, ressaltou que o esporte é uma ferramenta de inclusão social e de transformação de vidas. “Futebol é uma paixão nacional, inclusive das meninas. Nesse programa, nosso Ministério é apoiador não apenas no desenvolvimento, mas também na articulação com outras políticas públicas, para que, de fato, as meninas tenham acesso ao esporte”, destacou a secretária.
Presente no encontro, a prefeita Nadegi Queiroz afirmou que o local do centro de treinamento (CT) será apresentado no primeiro semestre deste ano. De acordo com ela, a finalidade é incentivar, desenvolver e democratizar o acesso à formação esportiva na modalidade futebol para adolescentes do sexo feminino, com idade entre 13 a 17 anos, matriculadas em escolas públicas. No total, 120 meninas da cidade serão contempladas pelo projeto.
“Muito importante a discussão sobre o esporte e como a gente pode mudar a vida das pessoas por meio das modalidades. Estou muito feliz em podermos receber esse programa e, por isso, gostaria de agradecer em nome da prefeitura de Camaragibe. A nossa equipe está disposta a receber tudo que for bom para o nosso povo. Essa relação de proximidade faz com que a gente tenha um ambiente saudável e de construção”, pontuou a prefeita.
Também participaram do encontro o vice-prefeito, Délio Júnior, secretários municipais, membros da sociedade civil e estudantes de escolas públicas do município.
O Integra Brasil
Criado em 2019, o Programa Integra Brasil deixou de ser uma ação ministerial para se tornar programa governamental por meio do decreto nº 10.650/21, assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Tem como lema a frase: “O futebol nos une”.
A iniciativa do programa é da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor. O programa é realizado em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Ministério da Educação (MEC) e a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). O Integra conta ainda com o apoio de diversos clubes de futebol, universidades e governos estaduais e municipais.
O Integra Brasil tem como objetivos:
Conscientizar torcedores e famílias quanto aos direitos do torcedor e aos direitos humanos e atuar na redução de violações dos direitos humanos por meio do futebol e seus derivados e em ambientes esportivos;
Contribuir para a redução da exposição de crianças e adolescentes a situações de vulnerabilidade social;
Atuar no combate ao uso abusivo de álcool e ao uso de drogas;
Reduzir a desigualdade de acesso à prática esportiva e aos ambientes esportivos;
Contribuir para a correção do fluxo escolar e a redução da evasão escolar de atletas de todas as modalidades do futebol;
Fazer do esporte um importante aliado na formação do atleta/cidadão.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania, com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e da prefeitura municipal de Camaragibe (PE)