Notícias
Legado
Jogo das Estrelas da Liga de Basquete Feminino será disputado na Arena Carioca 1
Foto: João Pires/LBF
Nossa Secretaria vai continuar atuando junto às várias entidades para seguir trazendo para o Parque Olímpico os maiores eventos do Brasil e do mundo”
Marcelo Magalhães, secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania
O Parque Olímpico da Barra, legado dos Jogos Rio 2016, definitivamente será a casa do basquete brasileiro em 2022. Depois de assegurar o Jogo das Estrelas do Novo Basquete Brasil (NBB) na Arena Carioca 1, a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania anunciou, nesta quinta-feira (17.02), que o Jogo das Estrelas da Liga de Basquete Feminino (LBF) também será realizado no mesmo palco do Parque Olímpico, no dia 19 de junho.
“Estamos muito felizes com o retorno do Jogo das Estrelas da LBF após dois anos sem ser disputado e mais felizes ainda pelo fato de que ele será realizado no Parque Olímpico. Competições deste porte devem ser sediadas no Parque Olímpico, que é o nosso grande legado dos Jogos Rio 2016”, afirmou o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento da Secretaria Especial do Esporte, Bruno Souza.
O Jogo das Estrelas da LBF não foi disputado nos últimos dois anos devido à pandemia de covid-19. Atualmente, a Liga é disputada por dez equipes, uma delas é a LSB, do município de Mesquita, região metropolitana do Rio de Janeiro.
“Para nós, levar o Jogo das Estrelas para o Rio de Janeiro é importante por ser disputado em um estado que tem potenciais equipes que, futuramente, podem estar na LBF”, ponderou o presidente da Liga de Basquete Feminino, Ricardo Molina.
Essa será a primeira vez que o Jogo das Estrelas da LBF, que este ano chega à sétima edição, é disputado no Rio de Janeiro. O evento foi realizado pela primeira vez em 2014, em São José dos Campos (SP) e, depois, seguiu sendo realizado em cidades paulistas: Franca (2015); Campinas (2016); Americana (2017); Santo André (2018) e; Araraquara (2019).
Palco de grandes eventos
O presidente da Liga de Basquete Feminino ressaltou ainda a importância do apoio do Governo Federal para que o evento pudesse ser levado a uma arena olímpica na capital fluminense.
“Fomos atendidos com muita prontidão e isso foi determinante para que a LBF pudesse realizar um evento tão importante quanto o Jogo das Estrelas do basquete feminino no Rio de Janeiro. Saber que a Secretaria Especial do Esporte tem mantido políticas em prol do basquete é algo muito bom. Eu só tenho a agradecer em nome de todas as equipes”, destacou Ricardo Molina.
Secretário Especial do Esporte, Marcelo Magalhães foi categórico ao afirmar que o Governo Federal tem como uma de suas prioridades não apenas a manutenção adequada do Parque Olímpico como trabalhar para que o local continue sendo uma referência nacional e internacional na realização dos grandes eventos esportivos.
“Nossa Secretaria vai continuar atuando junto às várias entidades para seguir trazendo para o Parque Olímpico os maiores eventos do Brasil e do mundo”, frisou.
São quatro equipamentos do Parque Olímpico administrados pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania: Arenas Carioca 1 e 2, Velódromo e Centro Olímpico de Tênis. Até aqui, 44 eventos esportivos estão programados para serem disputados nestes locais em 2022.
“Fevereiro ainda nem terminou e temos mais de 40 competições esportivas confirmadas para o Parque Olímpico em 2022, inclusive com grandes torneios internacionais em várias modalidades. Para os atletas é muito bom competir em uma arena olímpica e para o público é melhor ainda, pois durante todo o ano ele poderá assistir a eventos de grande porte e revisitar ou conhecer pela primeira vez as arenas olímpicas”, ressaltou o secretário adjunto da Secretaria Especial do Esporte, André Alves.
Parque "tá on"
Confira os principais eventos internacionais confirmados para este ano:
» 4 e 5 de março – Centro Olímpico de Tênis – Copa Davis - Brasil x Alemanha
» 4 de abril – Arena Carioca 1 –Mundial de Luta Livre Esportiva
» 12 a 16 de abril – Arenas Carioca 1 e 2 –Pan-Americano de Taekwondo
» 30 de abril a 1 de maio – Velódromo –Pan-Americano de Jiu-Jitsu
» 10 a 18 de junho –Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas
» 7 a 16 de outubro – II Jogos Pan-Americanos Rio Master
» 5 e 6 de novembro – Etapa do circuito mundial da Street League Skateboarding (SLS World Tour 2022)
» 3 a 13 de dezembro – Mundial de Bocha Paralímpica
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania