Notícias
ABCD
Fernanda Bini assume a Diretoria Técnica da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem
Foto: Luiz Roberto Magalhães/Min. Cidadania
A paulista Fernanda Bazanelli Bini tomou posse como a nova diretora técnica da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD.
Formada em direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e pós-graduada em direito desportivo, Fernanda, ex-tenista profissional, foi diretora da Doping and Fair Play Consulting e integrante da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP.
Além disso, foi procuradora da Comissão Disciplinar Permanente do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB e auditora do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem – TJD-AD, além de procuradora do STJD do Futebol e auditora do STJD do Atletismo, do Handebol e da Liga Nacional de Futsal.
“Recebi o convite como uma surpresa muito agradável”, conta Fernanda. “Sempre gostei desse tema antidopagem e dos temas referentes à Agência Mundial Antidopagem (AMA ou Wada, na sigla em inglês). Eu me formei e logo depois fiz a pós-graduação em direito desportivo e participei de inúmeros tribunais. Tive meu contato prático em 2013, com o atletismo, e dali para frente eu me interessei e fui me aprofundando”, lembra a advogada, que falou sobre os desafios que terá pela frente na nova função.
“O principal deles, acredito, é a questão educacional, do novo padrão que entra em vigor em janeiro de 2021. Temos que ouvir todas as partes para desenvolver o melhor trabalho possível em relação a isso. Outra questão é mantermos a conformidade. Toda as questões da Wada e todos os padrões internacionais são minuciosos. Estamos em conformidade e o desafio é melhorar o que for possível para seguirmos com a manutenção dos serviços. Estou aqui para aprender e para colaborar da melhor forma possível”, continuou a diretora técnica da ABCD.
Diretoria de Comunicação - Ministério da Cidadania