Notícias
Legado
Com exigência de comprovante de vacinação, judô e beach tennis reúnem mais de mil atletas no Parque Olímpico da Barra
Competições de judô e beach tennis no Parque Olímpico da Barra. Fotos: Divulgação
O Parque Olímpico da Barra recebeu no último fim de semana mais de mil atletas em dois eventos que mobilizaram arenas sob gestão da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Na área central do velódromo, a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro reuniu cerca de 850 atletas em competições com atletas desde a categoria Sub-13 até a classe de veteranos.
Segundo Jucinei Costa, presidente da federação, a etapa também serviu para definição dos atletas que vão representar o Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro Sub-21 e Sênior, evento que será realizado em Pindamonhangaba, em São Paulo. "Foi um evento de alto nível, competitivo. Arrisco dizer que foi o campeonato mais forte que tivemos nos últimos dez anos", afirmou o dirigente.
Todos os protocolos sanitários foram adotados, inclusive com a necessidade de apresentação de carteira de vacinação por todos os participantes, exigência para a realização de eventos na cidade do Rio de Janeiro. "Todos os protocolos de acesso foram implementados e a comunidade do judô entendeu a importância. Foi muito positivo", completou Costa.
Estrutura
O Parque Olímpico da Barra abrigou 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas nos Jogos Rio 2016. Um dos maiores legados do megaevento, ele ocupa uma área de 1,18 milhão de metros quadrados na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense. Dentre as estruturas construídas, o Ministério da Cidadania administra o Centro Olímpico de Tênis, o Velódromo e as Arenas Carioca 1 e 2.
Já na área externa do Centro Olímpico de Tênis, foi realizada uma nova etapa do Circuito Carioca de Beach Tennis. A competição reuniu mais de 300 atletas e 25 integrantes da organização. Todos os participantes apresentaram comprovantes de vacinação e foram instruídos sobre a necessidade de evitar contatos físicos e aglomerações antes, durante e após as partidas. Havia álcool gel disponível para a esterelização em vários pontos do evento.
"Tivemos um aumento no número de participantes em todas as categorias e a operação ocorreu conforme o planejado. O Parque Olímpico da Barra oferece conforto e segurança aos participantes. Oferecemos estacionamento gratuito e tivemos todo cuidado com a higienização dos vestiários", afirmou Alexandre Folhas, um dos responsáveis pela organização do evento.
Diretoria de Comunicação - Ministério da Cidadania