Notícias
Desenvolvimento Social
MDS participa da 8ª edição do Governo do Brasil na Rua em Sergipe
Serviços públicos federais chegaram diretamente à população de Sergipe, nesta quinta-feira (12.03), durante a 8ª edição do Governo do Brasil na Rua, realizada no município de São Cristóvão, na Região Metropolitana de Aracaju. A iniciativa levou atendimentos nas áreas de assistência social, saúde, cidadania, finanças, inclusão produtiva, bem-estar animal e juventude, aproximando programas federais da rotina das comunidades.
A ação reuniu representantes de 11 ministérios, entre eles o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e integrou a programação da Feira da Cidadania, evento que concentra diversos serviços e orientações à população.
Entre as atividades previstas está o Fórum de Participação Social, espaço de escuta e diálogo direto entre governo e sociedade. A iniciativa faz parte da agenda do Governo do Brasil na Rua e busca fortalecer a participação cidadã na construção e no aprimoramento das políticas públicas.
Coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o programa oferece atendimentos gratuitos e amplia o acesso da população às políticas públicas federais.
“O Governo do Brasil está chegando com muitos serviços onde as pessoas vivem, cada vez mais perto da população. Esse é o compromisso: levar programas como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Cadastro Único, Minha Casa, Minha Vida e serviços da Caixa Econômica Federal diretamente às pessoas. São 56 programas do Governo Federal chegando à população de Sergipe”, afirmou o ministro Wellington Dias.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, destacou o caráter inovador da iniciativa. “Normalmente é o povo que precisa ir até o governo e enfrentar burocracia, filas e diversas dificuldades. O que estamos fazendo é o inverso: é o governo que vai até o povo. Vamos percorrer todos os estados do Brasil até o final de junho, ouvindo a população e levando os programas federais para onde as pessoas estão”, explicou.
A secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino, participou do evento e destacou a importância do Bolsa Família para as pessoas de baixa renda acessarem seus direitos. "Essa integração entre as redes e o trabalho conjunto das equipes do Governo do Brasil com estados e municípios são fundamentais para seguirmos avançando no programa. Isso garante que as famílias tenham acesso a serviços essenciais, como educação e saúde de qualidade. Está comprovado que o Bolsa Família incentiva essa inclusão por meio das condicionalidades."
Nova Cozinha Solidária
Durante a agenda em Sergipe, o ministro Wellington Dias também participou da inauguração de uma nova cozinha solidária, no bairro Coroa do Meio, em Aracaju. A iniciativa integra a estratégia nacional de combate à fome e garante refeições prontas para pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Aqui é onde muitas pessoas encontram o alimento que precisam. Em muitos casos, são famílias que não têm sequer condições de preparar uma refeição em casa. As cozinhas solidárias garantem alimentação digna e reforçam a segurança alimentar das populações mais vulneráveis”, afirmou o ministro.
Presente na agenda, o ministro Guilherme Boulos também ressaltou o papel do programa no enfrentamento da fome no país. “Hoje já são mais de duas mil cozinhas solidárias em funcionamento. Essa iniciativa foi decisiva para ajudar o Brasil a sair novamente do Mapa da Fome", disse.
"Antes, muitas funcionavam apenas com trabalho voluntário. Agora contam com apoio do MDS, com alimentos provenientes da agricultura familiar, inclusive orgânicos e agroecológicos, adquiridos por programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, destacou Boulos.
Assessoria de Comunicação - MDS