Notícias
Parceria
MDS estuda formas de apoiar o fluxo migratório na região de Corumbá (MS)
Foto: Roberta Aline / MDS
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu, nesta quarta-feira (15.01), o juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Corumbá (MS), Maurício Cleber Miglioranzi Santos, para tratar das dificuldades enfrentadas pelo município diante do aumento do fluxo migratório na região. No encontro, o titular do MDS discutiu formas de dar o apoio necessário e buscar soluções para melhorar a situação dos migrantes.
Segundo Santos, Corumbá recebeu 1.589 migrantes de 13 nacionalidades diferentes em 2024. Ele afirmou que o número de pessoas que chegam ao Brasil pela fronteira com Corumbá vem crescendo e acaba sobrecarregando as equipes locais responsáveis pelo processo de regularização de documentos, o que afeta os mais vulneráveis, como crianças e adolescentes.
Wellington Dias defendeu trabalho conjunto da pasta com o Ministério da Justiça, Ministério dos Direitos Humanos e o Conselho Tutelar. “Acertamos aqui uma agenda de trabalho para o mês de fevereiro em que possamos ter a presença de várias áreas do Governo Federal juntamente com o estado, com o município, a presença do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria, do Estado e da União, para trabalhar um caminho, uma alternativa, um diagnóstico, que possa nos permitir apoiar ali o município, a região, nesta área do fluxo migratório”, disse
Assessoria de Comunicação - MDS