Pescadores artesanais
Suas comunidades estão presentes em todos os estados e biomas brasileiros. Os pescadores e as pescadoras artesanais são uma das populações tradicionais mais presentes nos territórios marinhos e costeiros, mas também estão presentes no interior do país. Os territórios dessas comunidades são as águas: mar, rios, igarapés, lagos e lagoas.
Embora o conceito de pesca artesanal seja diverso e complexo, pode-se defini-la como uma atividade realizada por comunidades que pescam em pequena escala, principalmente para consumo próprio ou da comunidade, bem como para a venda em mercados locais.
Ao longo do tempo desenvolveram conhecimentos tradicionais e específicos sobre a natureza, que demonstram a importância da relação entre pescadores e pescadoras e os ambientes aquático, marinho e costeiro.
A pesca é uma prática tradicional e sustentável que faz parte da identidade dessas comunidades. Por isso, organizam suas vidas em torno desta atividade, que é influenciada pelas marés, chuvas, épocas de cheia e vazantes dos rios e mudanças de vento, precisando se adaptar às condições naturais.
A identidade do pescador e da pescadora artesanal é frequentemente construída em oposição à pesca industrial, valorizando a sua relação com o meio ambiente.