Faxinalenses
Vivem em território tradicional de uso comum, nas áreas de matas de araucárias no centro-sul do Paraná, conhecidas como faxinais.
Se organizam de forma comunitária e coletiva, conservam várias práticas tradicionais de manutenção do território nos faxinais, entre elas o mutirão. São práticas sociais repassadas entre gerações e essenciais para a identidade e modo de vida dos faxinalenses.
Seus sistemas tradicionais de produção são agroflorestais e tem as seguintes características: utilização de áreas interligadas e cobertas por vegetação de floresta com árvores de araucárias e outras espécies; criação compartilhada de animais e extrativismo.
Se organizam em torno, especialmente, da dupla relação com a terra: plantação e criação. Destaca-se o cultivo de erva-mate, planta que sustenta e estrutura o modo de vida e a cultura faxinalense, além do pinhão.
Em termos culturais, têm suas próprias histórias, festas e religiosidade. Partilham de práticas religiosas pautadas no catolicismo, mas com grande riqueza e sincretismos.