Extrativistas costeiros e marinhos
São famílias que moram nas Reservas Extrativistas Marinhas (RESEX) e trabalham com a pesca artesanal e a extração de peixes, crustáceos e moluscos, com destaque para o caranguejo.
Presentes em todo litoral do país, relacionam-se com uma grande diversidade de ecossistemas e habitats marinhos: manguezais, litoral recortado marcado por grande amplitude de marés, rios, ilhas, praias arenosas e dunas.
Vivem nos maretórios, definidos como espaços socialmente constituídos que abrangem regiões de mar e adjacentes formada por terra, em ecossistemas costeiros e marinhos, necessários à reprodução cultural, social e econômica, ambiental e laboral, dos povos e comunidades tradicionais, sejam eles utilizados de forma permanente ou temporária, orientados por uma relação de sazonalidade características da região com influência das marés.
Em suas comunidades, a pesca industrial não é permitida. A prática tradicional da pesca é complementada pela agricultura, extrativismo e, mais recentemente, pelo turismo de base comunitária.
Apresentam características socioculturais próprias, com forte sentimento de coletividade e pertencimento às suas especificidades.