Notícias
Eficiência Energética
Olimpíada de Eficiência Energética: visitas a escolas em Teresina incentivam alunos e professores a participarem da iniciativa
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou nesta sexta-feira (12/9) duas visitas a escolas de Teresina, no Piauí, para promover a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). As instituições visitadas foram o CETI Cristino Castelo Branco e a Escola Municipal Professora Ana Vitória de Carvalho Santos, no bairro Esplanada.
Mais de 700 estudantes participaram da iniciativa, com 330 integrantes na primeira visita (CETI Cristino Castelo Branco) e 460 no segundo encontro. A iniciativa visa divulgar o evento e mobilizar a sociedade acerca da importância da competição, que está com inscrições abertas até 30 de setembro.
A iniciativa integra o calendário da ONEE 2025 e contou com a participação do diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, o superintendente executivo da Seduc Piauí, Rodrigo Torres; o presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares; o diretor institucional da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, Felipe Starling; a diretora-geral da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado do Piauí, Thaís Araripe.
Realizada anualmente pela ANEEL, no âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE), junto com 48 distribuidoras de energia elétrica que atuam no país, a edição de 2025 da ONEE está sob coordenação da RGE. A coordenação geral é realizada pelo Instituto Abradee, e a execução conta com a parceria de instituições especializadas: Instituto Crescer, responsável pela proposta pedagógica; Instituto Innovare, que cuidará da avaliação de impacto; e Agência A+, encarregada das ações de comunicação e engajamento. Neste ano, a meta é alcançar meio milhão de alunos das redes pública e privada de ensino.
Blitz de Brasília a caminho
As blitzes estão sendo realizadas nas cinco regiões do país. As ações estão sendo acompanhadas pelos diretores da Agência. A primeira foi realizada na região Centro-Oeste, representada pelo estado do Mato Grosso, e contou com a participação do diretor Fernando Mosna. A segunda ocorreu na região Sul, com a presença diretor substituto Daniel Danna, e a terceira na região Sudeste, em Campinas, com a presença do diretor substituto Ivo Nazareno. A quarta blitz ocorreu em Belém, no dia 4/9. E uma última visita será realizada em Brasília, na segunda-feira 15/9.
O objetivo é aproximar os estudantes de temas essenciais como sustentabilidade, consumo consciente de energia, uso eficiente de equipamentos domésticos e explicar como está estruturada a matriz energética brasileira. Para tornar o aprendizado mais leve e dinâmico, a programação inclui palestras, jogos, desafios e atividades lúdicas, que transformam conceitos técnicos em experiências práticas e engajadoras.
Como participar da ONEE
Estudantes e professores dos 8º e 9º anos poderão se inscrever até 30 de setembro no site oficial (www.onee.org.br). A participação é gratuita e inclui premiações para os alunos vencedores, além de um curso de formação para docentes. Confira abaixo o calendário de atividades da competição:
- Inscrições: até 30 de setembro
- Formação de professores: agosto e setembro
- Desafios e provas (1ª e 2ª fases): outubro
- Resultado: outubro
Evento de premiação: 6 de novembro
