Notícias
INSTITUCIONAL
Reconhecimento internacional: ANEEL é duplamente premiada em conferência de países de língua portuguesa
Durante a II Conferência de Energia da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada nos dias 27 e 28 de maio em Cascais, Portugal, a Associação Lusófona de Energia Renovável (ALER) homenageou instituições que se destacaram ao longo da última década no desenvolvimento do setor elétrico.
A ANEEL, em conjunto com a RELOP, foi agraciada com o prêmio “Parceiro Estratégico" pelo papel relevante que desempenhou no fortalecimento da cooperação energética entre os países lusófonos. A atuação da Agência contribuiu significativamente para o avanço de iniciativas conjuntas e para a promoção do diálogo sobre energia e clima no âmbito da CPLP.
Para o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, “com diversas iniciativas implementadas e compartilhadas, e o potencial de adaptação às diversas realidades no âmbito da Relop, nós temos orgulho de atuar como um parceiro estratégico para promover o aprimoramento regulatório e a transição energética justa”.
Outro destaque da conferência foi o especialista em regulação da STE, Márcio Venício Pilar Alcantara, que, na ocasião, recebeu o Prêmio Maria Cristina Portugal 2025, concedido pela Relop. Após criteriosa avaliação, o júri escolheu como vencedor o artigo de Márcio, intitulado "Rumo à Sustentabilidade Energética: Conservação de energia integrada ao consumidor via redes inteligentes e reforma regulatória". O trabalho se destacou por alinhar avanços tecnológicos com propostas de modernização regulatória, dentro do tema central da edição: Sustentabilidade Energética.
O Prêmio Maria Cristina Portugal tem como objetivo reconhecer a excelência dos profissionais das entidades reguladoras que integram a Relop, incentivando a troca de experiências e o fortalecimento da cooperação entre os países de língua portuguesa. Esta é a terceira vez consecutiva que a ANEEL se destaca na premiação.

- ANEEL é duplamente premiada em conferência de países de língua portuguesa