Notícias
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética: Blitz no DF divulga a maior competição educacional do setor elétrico
Na contagem regressiva para Olimpíada Nacional de Eficiência Energética - ONEE 2025 - promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), 420 alunos e professores do Centro Educacional 3 de Sobradinho (DF) participaram, nesta segunda-feira (15/9), de mais uma blitz de divulgação e atividades educativas. O evento pretende reunir 500 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país.
Em sua 4ª edição, a olimpíada tem como objetivo aproximar os jovens de temas decisivos para o nosso futuro: energia, consumo consciente e sustentabilidade. A ONEE 2025 conta com a participação de 48 distribuidoras de energia, que se unem para fortalecer a cultura de uso eficiente da energia no Brasil, em sintonia com o Plano Nacional de Eficiência Energética.
O coordenador adjunto de eficiência energética da ANEEL, Douglas Caldas, representou a Agência durante a blitz ao lado da diretora de educação em tempo integral da Secretaria de Educação do DF, Érica Martins, do diretor presidente na Neoenergia Brasília, Frederico Candian, da superintendente de eficiência energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas e do presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Marcos Madureira.
Saiba como se inscrever na ONEE
Estudantes e professores dos 8º e do 9º anos poderão se inscrever até 30 de setembro no site oficial (www.onee.org.br). A participação é gratuita e inclui premiações para os alunos vencedores, além de um curso de formação para docentes.
A ONEE é promovida anualmente pela ANEEL, no âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE), junto com todas as distribuidoras de energia elétrica do país, e na edição de 2025 está sob coordenação da RGE. A coordenação geral é realizada pelo Instituto Abradee, e a execução conta com a parceria de instituições especializadas: Instituto Crescer, responsável pela proposta pedagógica; Instituto Innovare, que cuidará da avaliação de impacto; e Agência A+, encarregada das ações de comunicação e engajamento. Neste ano, a meta é alcançar meio milhão de alunos das redes pública e privada de ensino.
Etapas da competição
- Inscrições: até 30 de setembro
- Formação de professores: agosto e setembro
- Desafios e provas (1ª e 2ª fases): outubro
- Resultado: outubro
- Evento de premiação: 6 de novembro
