Notícias
TRANSMISSÃO
Empreendedores preveem adiantar metade das concessões de transmissão em construção
Boa notícia para o crescimento da malha de transmissão de energia elétrica no Brasil: dos 60 contratos acompanhados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para construção de novas linhas de transmissão e subestações, 47 estão dentro do prazo de conclusão das obras estabelecido em contrato. Nesse grupo com “sinal verde” na avaliação da Agência, estão 29 contratos com expectativa de início das operações antes da data contratada.
As concessões que indicaram previsão de antecipação estimaram um adiantamento médio de 550 dias na conclusão das obras – aproximadamente um ano e meio antes do prazo contratual.
O levantamento sobre a construção de empreendimentos de transmissão foi realizado em maio, por meio de 24 reuniões entre a ANEEL e os grupos econômicos responsáveis pelos contratos. Esses concessionários arremataram lotes em leilões promovidos pela Agência, nos quais vence a licitante que se propõe a receber o menor pagamento pela construção e a posterior operação dos empreendimentos.
Quanto aos contratos com previsão de atraso na entrega das obras, 90% deles são anteriores a 2023. Muitos dos empreendedores responsáveis por eles alegam excludente de responsabilidade pelo atraso devido à pandemia de Covid-19.
Os resultados completos podem ser consultados na Nota Técnica nº 1067/2025-SCE/ANEEL, disponível em https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/transmissao/gestao-contratual.