Notícias
Combate à sonegação
Receita Federal e forças de segurança realizam operação de fiscalização na hidrovia Tietê-Paraná
A Receita Federal, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Ambiental, Batalhão de Ações Especiais de Polícia, Grupamento Águia e Marinha do Brasil, deflagrou em 14 de fevereiro, uma operação conjunta de fiscalização nas eclusas do Rio Tietê. A ação tem como objetivo intensificar o controle sobre embarcações e cargas que transitam pela hidrovia Tietê-Paraná, garantindo a regularidade do transporte e coibindo possíveis irregularidades.
Durante a operação, estão sendo abordadas as embarcações que compõem o comboio de transporte de mercadorias, principalmente produtos agrícolas, como soja e milho, provenientes de outros estados. Além disso, embarcações de lazer, como jet skis, também estão sendo fiscalizadas quanto à documentação de importação e regularização.
A fiscalização também ocorre nos terminais intermodais de Pederneiras (SP), onde as barcaças descarregam os produtos agrícolas para serem transportados por trem até o Porto de Santos. O foco é garantir que toda a documentação esteja em conformidade com as exigências legais e assegurar a legalidade das operações nos terminais, que atendem principalmente empresas exportadoras.
Essa operação reforça o compromisso da Receita Federal e das forças de segurança com a transparência e a legalidade no comércio exterior, contribuindo para a integridade da logística e do transporte de mercadorias no país.