Notícias
Combate ao contrabando
Receita Federal em Foz do Iguaçu deslacra ônibus de turismo e encontra mais de R$ 1 milhão em mercadorias irregulares
A Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu deslacrou ontem (27) um ônibus de turismo que foi apreendido com mercadorias descaminhadas e contrabandeadas no final do mês passado. A abordagem foi realizada pela Receita Federal com apoio da Polícia Rodoviária Federal no posto em Céu Azul.
O veículo transportava seis passageiros que tinham como destino o estado de São Paulo. Após a fiscalização de rotina ter levantado suspeitas dos servidores, o ônibus foi encaminhado ao scanner da Ponte Internacional da Amizade, na Aduana entre Brasil e Paraguai. Com a averiguação, um compartimento oculto foi identificado com uma grande quantidade de mercadorias.
O veículo e os produtos foram encaminhados à Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos de contagem e valoração das mercadorias, que ao final totalizou R$ 1.135.890,00. Uma representação fiscal para fins penais será realizada diante do Ministério Público Federal.
No total foram contabilizados mais de 550 perfumes, bebidas, brinquedos, artigos de vestuários, eletrônicos, informática, medicamentos (de uso restrito, como canetas injetáveis com medicamentos indicados para diabetes e popularmente usados para processo de emagrecimento), mais de 580 aparelhos de celulares, recondicionados e novos.
A Receita Federal reforça que a entrada de mercadorias estrangeiras sem a devida regularização fiscal configura crime e pode resultar na apreensão dos bens e em penalidades aos responsáveis. A instituição destaca seu compromisso no combate ao tráfico, contrabando e descaminho em prol da segurança nacional, em alinhamento com sua missão institucional.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.