Recebi um WhatsApp. E agora?
Publicado em
14/08/2024 23h35
Atualizado em
09/12/2025 16h59
A Receita Federal não envia mensagens de cobrança.
Se você recebeu uma mensagem via WhatsApp da Receita Federal com informações parecidas com as apresentadas abaixo, fique atento, você está sendo vítima de um golpe.
Se você receber mensagens de cobrança via WhatsApp de compras internacionais, nunca clique no link enviado. Procure informações nos sites oficiais de compra.
Nos aplicativos, acesse as áreas de "Ajuda" ou "Fale Conosco" para confirmar a cobrança recebida.
Veja abaixo algumas mensagens que os golpistas enviam para as vítimas:
Imagem 1

Imagem 2

- Golpe
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5
Imagem 6
Imagem 7
Imagem 8
Imagem 9
Imagem 10
Imagem 11
Imagem 12

- Golpe
Imagem 13

- Golpe
Imagem 14
FIQUE ATENTO!
- A Receita Federal não recebe pagamento de encomendas internacionais por meio de links enviados, QR Code, cartão de crédito, cartão de débito, etc.
- Não realize pagamentos por Pix pelos links enviados. Acesse o site oficial ou o aplicativo das empresas de comércio eletrônico ou dos Correios, e somente pelo site oficial ou aplicativo é que você terá como emitir o boleto ou pagamento via Pix/QR Code com segurança.
- Desconfie mesmo que todos os seus dados estejam corretos na mensagem como nome, CPF, endereço e telefone.
- Desconfie mesmo que todos os dados como número de rastreamento, data de compra, vendedor, transportadora, estejam corretos. Não acesse pelo link enviado. Pesquise somente nos sites ou nos aplicativos das empresas de comércio eletrônico ou dos Correios.
- Nesses casos, normalmente os valores cobrados são baixos.
- Caso você ganhe algum brinde ou mercadoria e tenha que pagar somente o frete, verifique se não é um golpe.
- Esses tipos de golpes podem ser enviados tanto por mensagem SMS, via WhatsApp ou e-mail.
- Os débitos referentes a impostos devidos em Encomendas Internacionais não são “negativados” em instituições como SPC ou SERASA.
- Se a encomenda chegou pelos Correios, a emissão do boleto/pix para pagamento é realizada somente por meio da página “Minhas Importações” no site dos próprios Correios ou em seu aplicativo por meio do código de rastreamento. Para saber como pagar pelo site dos Correios acesse Como realizar pagamento pelo Minhas Importações dos Correios.
- Se a encomenda foi feita por empresas de comércio eletrônico, tudo deve ser feito pelo site da empresa vendedora, pelo aplicativo ou pelo site da transportadora contratada. Veja quais são as transportadoras: “Empresas autorizadas a operar na modalidade remessa expressa”.










