Assista também o vídeo dos Correios "Alerta - Cuidado com o golpe!"
Cuidado com os golpes! Siga essas dicas para não cair neles. Conheça exemplos de golpes que estão sendo aplicados. Quem conhece, não cai!
- A Receita Federal nunca liga ou manda mensagem de cobrança de pagamento para liberar encomendas.
- A Receita Federal não recebe pagamento de encomendas internacionais por meio de links enviados, QR Code, cartão de crédito, cartão de débito, etc.
- A Receita Federal não envia e-mails ou mensagens por aplicativos para cobrar nada! Desconfie sempre de qualquer e-mail em nome da Receita Federal, especialmente que não contenha “@rfb.gov.br”. Não acredite em mensagens em nome da Receita Federal por WhatsApp, SMS e sites estranhos.
- Antes de realizar qualquer compra, verifique se o site não é falso. Consulte na internet se já existem denúncias ou reclamações sobre o vendedor.
- Pesquise o código de rastreamento no site de sua compra. Mas, cuidado! Há casos até mesmo de sites de rastreamento falsos. Você poderá saber mais consultando a página Como rastrear minha encomenda?
- Se você comprou em um site certificado no Programa Remessa Conforme (a maioria dos casos), então você já pagou os impostos junto com a compra dos produtos, antecipadamente.
- Se você não comprou em um site certificado no Programa Remessa Conforme, a Receita Federal cobrará os impostos somente após a chegada do produto ao Brasil e somente na forma dos itens 8 ou 9, a seguir.
- Se a encomenda chegou pelos Correios, a emissão do boleto/pix para pagamento é realizada somente por meio da página Minhas Importações no site dos próprios Correios ou em seu aplicativo por meio do código de rastreamento.
- Se a encomenda chegou por empresa de comércio eletrônico, toda a tratativa deverá ser realizada no seu site ou no seu aplicativo.
- Não realize pagamentos por Pix pelos links enviados. Acesse o site oficial ou o aplicativo das empresas de comércio eletrônico ou dos Correios, e somente pelo site oficial ou aplicativo é que você terá como emitir o boleto ou pagamento via Pix/QR Code com segurança.
- Desconfie mesmo que todos os seus dados estejam corretos na mensagem como nome, CPF, endereço e telefone.
- Desconfie mesmo que todos os dados como número de rastreamento, data de compra, vendedor, transportadora, estejam corretos. Não acesse pelo link enviado. Pesquise somente nos sites ou nos aplicativos das empresas de comércio eletrônico ou dos Correios.
- Os débitos referentes a impostos devidos em Encomendas Internacionais não são “negativados” em instituições como SPC ou SERASA.
- Golpistas se passam pela Receita Federal e cobram pagamento para liberar mercadorias internacionais. Fique atento às compras realizadas em sites desconhecidos. Para evitar cair em golpe, confirme se você realmente está acessando o site oficial da loja e se não tem nenhuma letra, número ou símbolo estranho escondido no domínio da página, que é onde costuma ficar o nome da marca. Essa é uma das formas de saber se um site é seguro.
Caso ocorra tentativa de fraude ou extorsão, procure a Delegacia de Polícia Civil especializada para fazer a denúncia.