Compras em site falso
1. Fique atento as compras realizadas em sites desconhecidos. Sempre procure comprar em sites com boa reputação. Consulte na internet se já existem denúncias ou reclamações referentes ao vendedor.
2. Desconfie de produtos que tenham um margem muito grande de desconto; que os preços estejam muito abaixo do valor de mercado.
3. Caso você receba cobranças de impostos por qualquer outro meio de pagamento como depósitos ou transferências em conta corrente, Pix, QRCode, cartão de crédito, cartão de débito etc., provavelmente você está sendo vítima de golpe.
4. Os golpistas podem fornecer notificações e documentos de arrecadação falsos.
5. A Receita Federal só recebe valores mediante DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
6. Solicite o número/código de rastreamento ao vendedor.
7. Toda a tratativa para liberação de encomendas é realizada pelos Correios ou Transportadora Courier.
Se a encomenda chegou pelos Correios, a emissão do boleto para pagamento é realizada somente por meio da plataforma “Minhas Importações” no site dos próprios Correios.
Se a encomenda chegou por Transportadora Courier, toda a tratativa deverá ser realizada no site da transportadora contratada. Na dúvida, sempre consulte a lista de “Empresas autorizadas a operar na modalidade remessa expressa”.
8. Caso ocorra tentativa de fraude ou extorsão, procure a Delegacia de Polícia Civil especializada para fazer a denúncia.