Visão Geral do módulo Siscomex Declaração Simplificada de Importação Web
O Siscomex DSI Web
O Siscomex DSI Web é um sistema que disponibiliza para os importadores, bem como seus representantes legais e ajudantes, funcionalidades para a confecção, retificação, consulta e impressão das Declarações de Importação Simplificadas. É um sistema ágil e dinâmico, trabalhando em uma plataforma única, de fácil acesso e navegação.
O que é Declaração Simplificada de Importação - DSI?
A DSI é uma forma simplificada de Declaração de Importação (DI), que é o documento base do despacho de importação, gerado a partir do menu Operações / Declaração de Importação / Simplificada / Solicitação / DI, compreendendo o conjunto de informações gerais correspondentes a uma determinada operação de importação e conjuntos de informações específicas de cada mercadoria objeto da importação.
Uma DSI poderá conter vários registros de bens, mas cada um contendo apenas uma mercadoria.
Uma declaração simplificada deverá ser classificada em uma das seguintes Naturezas de Operação:
IMPORTACAO DEFINITIVA-PESSOA FISICA COM COBERTURA CAMBIAL;
IMPORTACAO DEFINITIVA-PESSOA FISICA SEM COBERTURA CAMBIAL;
IMPORTACAO DEFINITIVA-PESSOA JURID. COM COBERTURA CAMBIAL;
IMPORTACAO DEFINITIVA-PESSOA JURID. SEM COBERTURA CAMBIAL;
IMPORTACAO DEFINITIVA-DOACAO A ORGAO,AUTARQUIA OU FUND. P UBLICA;
IMPORTACAO DEFINITIVA-DOACAO A INSTITUICAO DE ASSISTENCIA SOCIAL;
REIMPORTACAO / RETORNO AO PAIS
O despacho aduaneiro de admissão em depósito afiançado, de remessas expressas transportadas por empresas de courier, de remessas postais internacionais submetidas ao RTS e o de urnas funerárias contendo restos mortais serão processados conforme estabelecido em normas específicas, sem registro no SISCOMEX.
Operações disponíveis
As seguintes operações estão disponíveis aos usuários do Siscomex Declaração de Importação WEB:
As operações são disponibilizadas de acordo com o perfil do usuário.
Fluxograma das Funcionalidades

O fluxo normal de criação de uma DSI é iniciado através da funcionalidade Declaração de Importação / Simplificada / Solicitação / DSI.
Documentação de Referência