Abertura
Fernando Haddad
É Ministro da Fazenda, advogado, mestre em economia e doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), foi analista de investimento e consultor econômico da fundação instituto de pesquisas econômicas - Fipe. Foi subsecretário de finanças da prefeitura de São Paulo na gestão da prefeita Marta Suplicy. Foi assessor especial do Planejamento no primeiro ano do governo Lula. Em 2004, assumiu a secretaria-executiva do Ministério da Educação, do qual passou a ser o ministro entre 2005 e 2012. Candidatou-se a prefeito e assumiu a prefeitura de São Paulo de 2013 a 2016. Sua gestão à frente da prefeitura de São Paulo foi uma das mais premiadas internacionalmente da história da cidade. Dentre os feitos destaca-se, em particular, a obtenção inédita do grau de investimento pela agência de risco Fitch ao transformar a cidade mais endividada do país em credora líquida. Foi agraciado com seis títulos de Doutor Honoris Causa. Cinco de universidades públicas brasileiras e um pela Universidade Internacional de Córdoba, a mais antiga da argentina. Haddad é autor de seis livros, sendo o mais recente publicado em 2022.
Robinson Sakiyama Barreirinhas
É Secretário Especial da Receita Federal do Brasil, foi Procurador da Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretário dos Negócios Jurídicos, Procurador Geral do Município e chefe da Procuradoria da Fazenda junto ao TCM-SP. Graduado em Direito e Mestrando em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da USP, especialista em Direito Tributário e autor de diversos livros de direito tributário e financeiro.
Adriana Gomes Rêgo
É Auditora-fiscal da Receita Federal do Brasil e ocupa o cargo de Secretária Especial Adjunta da Receita Federal do Brasil (RFB). Foi conselheira e presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (1992) e graduada em Direito pela Universidade de Brasília-UnB (2000). Tem especialização em Direito Processual Tributário pela UnB (2008). Cursou altos estudos de defesa na Escola Superior de Guerra (ESG) (2020). Mestre em Direito pelo Centro de Estudos Universitários de Brasília (CEUB).
Moisés de Sousa Carvalho Pereira
Procurador-Geral Adjunto Tributário da PGFN. Mestre em Direito Tributário - Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Coordenador da atuação da PGFN junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), de dezembro/2015 a janeiro/2023. Procurador da Fazenda Nacional desde 16/9/2008, com atuação junto ao CARF (antigos Conselhos de Contribuintes) de dezembro/2008 a janeiro/2023. Professor de direito tributário em cursos de especialização. Palestrante em temas ligados ao direito tributário material aplicado. Especialista em Direito Tributário - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Graduado em Direito - Faculdades Jorge Amado.
Conferência Inaugural
Bernard Appy
Economista formado pela USP, entre 2003 e 2009 foi secretário-executivo, secretário de Política Econômica e secretário de Reformas Econômico-Fiscais do Ministério da Fazenda. Neste período também foi presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil. De 2015 a 2022 foi diretor do Centro de Cidadania Fiscal, um think tank voltado ao desenvolvimento de propostas de aprimoramento do sistema tributário brasileiro. Também foi sócio e diretor da LCA Consultores e diretor da BM&FBOVESPA S.A.
1º Painel
Marcelo Bregagnoli
Técnico em Agropecuária pelo IFSULDEMINAS, graduado em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, mestre em Fitotecnia pela UFRRJ e doutor em Agronomia pela USP.
É servidor público federal desde 1996, na então Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho, atualmente campus Muzambinho do IFSULDEMINAS.
Foi pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação e reitor do IFSULDEMINAS por dois mandatos. Em 2023, tomou posse como diretor de Desenvolvimento da Rede Federal na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Desde maio de 2024 é o secretário da pasta no MEC.
Deputada Célia Xakriabá
Doutora em Antropologia pela UFMG, é educadora e ativista indígena do povo Xakriabá, em Minas Gerais, e a primeira mulher indígena eleita deputada federal pelo estado. É reconhecida por sua atuação em defesa da educação indígena, dos direitos territoriais e das causas ambientais.
Marcio Verdi
Auditor Fiscal da RFB aposentado, Secretário Executivo do Centro Interamericano de Administrações Tributarias, economista e estudioso de política e administração tributária; e conferencista com larga experiencia internacional.
Demetrius David da Silva
Professor Titular e Reitor da Universidade Federal de Viçosa - UFV (gestões 2019-2023 e 2023-2027), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1A. Engenheiro Agrônomo com Mestrado (1990) e Doutorado (1994) em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela UFV e Pós-Doutorado pela University of Florida (EUA) no período de 2015 a 2016. Apresenta 219 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, 22 livros publicados, 26 capítulos de livros, 282 trabalhos apresentados em eventos científicos, 110 dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado orientadas e co-orientadas. Atua em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos e Conservação de Solo e Água.
Juliano Brito da Justa Neves
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil atualmente ocupando o cargo de Subsecretário de Gestão Corporativa. É graduado em Engenharia de Computação e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos. Possui mestrado em Finanças Públicas e Administração Tributária e Financeira — com especialização em administração tributária — pelo Instituto de Estudos Fiscais da Espanha e MBAs pela Fundação Getúlio Vargas em Gerenciamento de Projetos e em Administração Pública, com ênfase em Gestão Corporativa.
Desde 2014, atua como consultor em administração tributária para o Fundo Monetário Internacional (FMI), participando de missões de assistência técnica na Guiné-Bissau, em Cabo Verde, Moçambique e Nigéria. Trabalhou ainda como consultor em sistemas de informação para administrações tributárias junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) entre 2020 e 2021. Atualmente, é doutorando em Administração Pública pela Universidade de Lisboa, com foco em fatores que influenciam a adoção de inteligência artificial em administrações tributárias.
2º Painel
Tacio Gama
Livre-Docente em Direito, Presidente do IAT, Professor de teoria do direito e de direito tributário da PUC-SP e Advogado.
Erick Macedo
Doutor em Direito Tributário pela PUC/SP, com mais de 25 anos de experiência em consultoria e contencioso tributário. Fundador do Erick Macedo Advocacia, atuou como Auditor Fiscal da Sefaz/PE e possui expertise em planejamento tributário, gestão de passivos e recuperação de créditos. Coordenador e professor do IBET/PB, é fundador e presidente do IDTP e Diretor Executivo do IPET.
Andrea Mascitto
Sócia da área tributária do Pinheiro Neto Advogados. Professora da FGV Direito SP e coordenadora executiva de grupo dedicado ao estudo de métodos de solução de controvérsias tributárias do mestrado profissional da FGV. Diretora do CCMT. Conselheira do IBATT. Cofundadora do WIT (Women in Tax Brasil). Mestre em direito tributário pela PUC/SP.
Eduardo Gabriel de Góes Vieira Ferreira Fogaça
Auditor-Fiscal da RFB, responsável pela gestão do Cecat - Centro de Prevenção e Solução de Litígios Tributários e aduaneiros da RFB. Formado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com especialização em direito tributário e finanças públicas pelo Instituto de Direito Público de Brasília (IDP) e MBA em gestão contemporânea pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Gustavo Andrade Manrique
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, atualmente ocupando o cargo de Subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia e pós-graduado em Controladoria, Auditoria e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como integrante da Secretaria Executiva do Simples Nacional entre 2020 e 2025 e é membro do Comitê Gestor do Simples Nacional.
3º Painel
Zayda Manatta
Chefe do Secretariado do Fórum Global de Transparência e Intercâmbio de Informações para Fins Fiscais desde 2019, tendo papel crítico na implementação dos estandares internacionais de transparência e intercâmbio de informações para fins fiscais. Trabalhou como Economista Sênior do Departamento de Assuntos Fiscais (FAD) do Fundo Monetário Internacional (FMI) entre 2015 e 2019, onde foi responsável pela gestão de projetos de assistência técnica para países africanos. Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil aposentada, onde ocupou diversos cargos, incluindo Secretária Adjunta (2011-2013), Superintendente da 5ª. Região Fiscal (2007-2011) e Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais (2004-2007). Foi responsável por coordenar a participação do Brasil no projeto BEPS (2013-2015).
Fátima Cartaxo
Doutora em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal e Pernambuco, bacharelado em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco, e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui experiência em administração pública, com enfoque em gestão fiscal, administração tributária e processos de modernização e fortalecimento institucional de instituições fazendárias. Foi Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil e Especialista Sênior em Gestão Fiscal e Municipal no Banco Interamericano de Desenvolvimento, foi Julgadora Administrativa do Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda e Diretora-Geral da Escola de Administração Fazendária-ESAF. É Professora Licenciada da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é consultora fiscal independente.
Alberto Macedo
Mestre e Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário USP. Auditor Fiscal Tributário Municipal de São Paulo e Assessor Especial da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo
Ex-Subsecretário da Receita Municipal de São Paulo. Coordenador da Câmara Técnica Permanente (CTP) da ABRASF. Membro titular do Grupo de Coordenação Técnica Normativa do Pré-Comitê Gestor do IBS.
André Horta Melo
Mestre em filosofia (UFRN). Bacharel em administração (UFS), direito (UFPB) e filosofia (UFRN). Diretor do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados (Comsefaz). Foi Presidente do Comsefaz, Secretário de Tributação do Estado do Rio Grande do Norte e Coordenador dos Secretários de Fazenda no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Autor de “Os Demais assuntos da Reforma Tributária” (In: Reformas ou Deformas Tributárias, Ed. Letramento, 2020); “Desigualdades, Degeneração Assimétrica do Federalismo e a Obstaculização do Crescimento Econômico” (In: Federalismo (S)em Juízo, Ed. Noeses, 2019); “Imposto é Coisa de Pobre” (In: Resgatar o Brasil. Ed. Contracorrente & Boitempo Editorial, 2018); “Os Estados na Crise do Federalismo Fiscal Brasileiro” (In: Reforma Tributária Solidária. Ed. Fenafisco, Anfip & Plataforma Política Social, 2018). Auditor Fiscal do Estado do RN atualmente cedido à Sefaz/PI.
Andrea Costa Chaves
Auditora-Fiscal da Receita Federal do Brasil e, atualmente, ocupa o cargo de Subsecretária de Fiscalização da Receita Federal do Brasil. Bacharel em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (UnB). Exerceu a função de chefe de divisão na Coordenação-Geral de Programação e Estudo, da Subsecretaria de Fiscalização e na Coordenação-Geral de Tributação da Subsecretaria de Tributação e Contencioso, ambas na área de tributação internacional. Foi delegada do Brasil junto à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no Grupo de Trabalho de Tributação de Empresas Multinacionais desde o Projeto BEPS (Base Erosion and Profit Shifting) até agosto de 2021.
4º Painel
Cristina Mac Dowell
É Especialista Principal da Divisão de Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde coordena técnica os programas de financiamento e assistência técnica nos temas de política e gestão de fiscal no Brasil. Com ampla experiência em política e gestão fiscal, descentralização fiscal e finanças subnacionais, qualidade do gasto e finanças, possui diversas publicações reconhecidas na área. Foi pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), onde desempenhou o papel de Coordenadora-Geral de Estudos Regionais. Anteriormente foi Diretora-Geral da Escola de Administração Fazendária (ESAF) do Ministério da Fazenda. Sua trajetória inclui tambem a docência em cursos de graduação e pós-graduação em economia, além de consultoria para organismos internacionais como o Banco Mundial, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). É Doutora em Economia pela Universidade de Brasília e possui Mestrado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco.
Heleno Torres
É Professor Titular de Direito Financeiro e Chefe do Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), Livre-Docente (USP), Doutor (PUC/SP) e Mestre em Direito Tributário (UFPE). Acadêmico da Cadeira 44 da Academia Paulista de Direito (APD), Ex-Presidente da Associação Brasileira Direito Financeiro (ABDF), Foi Vice-Presidente e membro do Comitê Executivo da International Fiscal Association – (IFA), Advogado e Parecerista.
Sergio André Rocha
É Professor Titular de Direito Financeiro e Tributário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Chefe do Departamento de Direito do Estado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Pós-Doutorado em Direito Tributário pela Universidade Federal de Minas Gerais; Livre-Docente em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo; Mestre e Doutor em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho. Acadêmico titular da cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Direito Tributário; Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Tributário (SBDT); Diretor Vice-Presidente da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF).
Rodrigo Augusto Verly de Oliveira
Graduado em Ciências Navais com habilitação em Administração pela Escola Naval. Especialista em Direito Tributário pela Escola de Administração Fazendária. Tutor em cursos de especialização em Direito Tributário pela Escola Nacional de Administração Pública. Exerce o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil – RFB desde 2006. Atualmente é Coordenador-Geral de Tributação da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.
Claudemir Malaquias
Auditor Fiscal, graduado em DIREITO e CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Lidera a equipe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal desde 2014, responsável pelos estudos de impactos orçamentários-financeiros, pelas projeções das receitas dos tributos administrados pela Receita Federal, e pela mensuração dos gastos tributários. Atualmente, está focado na elaboração da metodologia de apuração da alíquota de referência da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
5º Painel
Robson Maia Lins
Coordenador-Geral do Mestrado e Doutorado em direito da PUC/SP. Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Doutor e Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Ex-Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE). Advogado Sócio do escritório Barros Carvalho Advogados Associados.
Zabetta Macarini Carmignani
Advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, com pós graduação em Direito Tributário, Processo Civil e Direito Empresarial. Diretora Executiva do GETAP - Grupo de Estudos Tributários Aplicados.
Fernando Mombelli
Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, ex-coordenador-geral de Tributação, ex-subsecretário de tributação e contencioso, atual Gerente de Projeto da RFB atuando junto à implementação da Reforma Tributária. Graduado em Direito, Administração de Empresas e Engenharia Química pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduado em Direito Tributário pela UFRGS. Pós-graduado em Direito Processual Tributário pela Universidade de Brasília (UnB).
Roni Peterson Bernardino de Brito
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil; Assessor do Secretário Especial da Receita Federal do Brasil; Gerente do Projeto da Receita Federal do Brasil de Regulamentação da Reforma Tributária na parcela relativa à União; Membro da Comissão de Sistematização e de diversos Grupos de Trabalho do Programa de Assessoramento Técnico à Implementação da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda (PAT RTC), que elaborou o Projeto de Lei Complementar nº 68, de 2024 (convertido na Lei Complementar nº 214, de 2025), e o Projeto de Lei Complementar nº 108, de 2024 (em tramitação); Membro da Comissão do Ministério da Fazenda que elaborou o Projeto de Lei nº 3.887, de 2020 (CBS Federal); Ex-Diretor da Divisão de Tributos sobre a Receita da Coordenação-Geral de Tributação da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil; Bacharel em Direito – Centro Universitário de Brasília (Uniceub); Pós-Graduado em Direito Tributário – Universidade Católica de Brasília (UCB)
Claudia Pimentel
É Auditora-fiscal da Receita Federal do Brasil. Ocupa o cargo de Subsecretária de Tributação e Contencioso. Mestre em Direito pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Exerceu os cargos de Coordenadora-geral de Tributação, Coordenadora de Tributação Internacional e de Coordenadora de Tributos sobre o Patrimônio, Renda e Operações Financeiras.
6º Painel
Fábio Bandeira Guerra
Graduado e mestre em economia pela Universidade de São Paulo (USP), com atuação na Confederação Nacional da Indústria (CNI) há mais de 8 anos, onde ocupa atualmente a função de Gerente de Política Econômica, dedicada, entre outros temas, a política tributária.
Andrea Lemgruber
Auditora-Fiscal da RFB licenciada e desde 2006 trabalha no Fundo Monetário Internacional (FMI). É atualmente Diretora Assistente e Chefe da Divisão de Administração de Receitas 2 do Departamento de Finanças Públicas. É responsável pelo trabalho de desenvolvimento de capacidades em administração tributária e aduaneira para países da África e do Hemisfério Ocidental. Além do foco na área de mobilização de receitas, ela também atuou como Economista Fiscal para Paraguai e Portugal, e trabalhou em funções corporativas e estratégicas envolvendo Governança, Captação e Gestão de Recursos, e Cooperação com Parceiros Internacionais. Na RFB, seu trabalho foi majoritariamente focado na área de estudos econômicos. Sua última posição foi Coordenadora-Geral de Política Tributária. Ela é bacharel e mestre em economia pela Universidade de Brasília, mestre em administração pública pela Kennedy School of Government de Harvard e possui certificado em tributação pela Harvard Law School.
Azael Pérez Azcárraga
É economista sênior no Departamento de Assuntos Fiscais do Fundo Monetário Internacional (FMI), onde coordena o desenvolvimento de capacidades para administrações aduaneiras na América Latina, no Caribe e no Leste e Sul da África. Tem mais de 28 anos de experiência na área de alfândega. Ao longo de sua carreira, liderou grandes reformas de modernização, ajudando os países a melhorar a facilitação do comércio e a eficiência da arrecadação aduaneira, ao mesmo tempo em que garantiam a segurança de suas fronteiras. Trabalhou por 17 anos na administração tributária e aduaneira do México, ocupando vários cargos, incluindo: Administrador de Alfândega, Subdiretor Geral de Inteligência Tributária do Comércio Exterior e Subdiretor Geral de Auditoria Pós-Despacho. É autor e coautor de diversos artigos técnicos publicados pelo FMI, CIAT e USAID, e foi credenciado pela Organização Mundial das Alfândegas como Especialista em Modernização Aduaneira.
Andréa Duek
É Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil, aposentada; advogada tributarista; mestre em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento pela UERJ; autora do livro “Consensualismo no âmbito da Receita Federal do Brasil”; professora convidada em inúmeros cursos de pós-graduação em Direito Tributário e aduaneiro; e membro do Conselho Editorial da Revista de Estudos Tributários e Aduaneiros da RFB. Coordenadora acadêmica do I e II Congresso de Direito Tributário e Aduaneiro da Receita Federal do Brasil, organizadora das duas coletâneas fruto dos mesmos congressos. Foi Delegada da Delegacia da Receita Federal do Brasil de Julgamento no Rio de Janeiro (DRJ/RJ), onde atuou também como julgadora por 25 anos; Foi Presidente da 1a Seção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF); Foi -Diretora de Programas Estratégicos da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. Implementou a área de consensualismo no âmbito da Receita Federal e foi a primeira Chefe do Centro de Julgamento de Penalidades Aduaneiras da Receita Federal do Brasil (Cejul); Atualmente, é Professora convidada em inúmeros cursos de pós-graduação em Direito Tributário e aduaneiro; Coordenadora acadêmica do I e II Congresso de Direito Tributário e Aduaneiro da Receita Federal do Brasil, organizadora das duas coletâneas fruto dos mesmos congressos. Especialista convidada para integrar o Conselho Editorial da Revista de Estudos Tributários e Aduaneiros da RFB.
Mário De Marco
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Ocupa o cargo de Assessor Técnico da Subsecretaria de Administração Aduaneira da RFB. Formado em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou no reality show “Aeroporto: Área Restrita” da Discovery. Foi delegado-adjunto da Alfândega da Receita Federal do Brasil no aeroporto de Guarulhos/SP e delegado da alfândega do aeroporto em Cumbica/Campinas.
7 º Painel
Josué Gomes da Silva
Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - Fiesp, no quadriênio 2022-2025; Presidente do Instituto Roberto Simonsen – IRS; Presidente da Companhia de Tecidos Norte de Minas - Coteminas, líder no segmento de cama e banho, com unidades industriais em diversos países do continente americano; 1º Vice-Presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - CIESP, no quadriênio 2022-2025; Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP; Presidente Emérito e Membro Nato do Conselho Superior da Associação da Indústria Textil e de Confecção - ABIT; Membro do Conselho do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial – IEDI; Membro do Fórum de CEO’s Brasil-EUA; Membro da Owen School Corporate Councíl da Vanderbilt University; Membro do Conselho de Visitantes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira – ICESP; Membro do Conselho ITACI - Instituto de Tratamento do Câncer Infantil de São Paulo.
André Fatala
Vice Presidente de Plataformas Digitais do Magalu, responsável pelos negócios de Marketplace, Ads e Cloud - e os departamentos de Tecnologia (Luiza Labs) e Marketing.
Foi o CTO da companhia em 2016, liderando a sua transformação digital. Teve papel crucial no posicionamento do Magalu como uma empresa de tecnologia com forte braço no varejo, impulsionando seu crescimento e inovação. Em 2024, recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Engenharia da Computação pela CESAR School.
Pricilla Maria Santana
Mestre em Direito Tributário pela Universidade Católica de Brasília, bacharel em Ciências Econômicas e História, ambos pela Universidade de Brasília, e bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal. É especialista em políticas públicas e gestão governamental, carreira vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento. Foi Secretária-Adjunta da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, por 8 anos e Subsecretária de Relações Financeiras e Intergovernamentais da Secretaria do Tesouro Nacional por 5 anos. Atualmente é Secretária da Fazenda do Rio Grande do Sul. A primeira mulher a ocupar esse cargo no Estado.
Cristiano Morini
Professor Doutor na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Atua em pesquisa aplicada com foco em temas como negócios digitais e aduanas, tendo publicado mais de 40 artigos e 8 livros. Lidera projeto da FAPESP sobre conformidade aduaneira.
Fabiano Coelho
É Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil. Ocupa o cargo de Subsecretário de Administração Aduaneira da RFB. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Administração (Gestão da Inovação e Competividade), doutorando em Administração Pública, pela Universidade de Lisboa e pós-graduado em Comércio Exterior pela Unicamp e em Gestão Contemporânea pela FGV. Foi Delegado da Receita Federal do Brasil no Aeroporto Internacional de Viracopos e no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foi Superintendente Adjunto da 8ª Região Fiscal. É especialista acreditado da Organização Mundial das Aduanas na área de Time Release Study e participou da realização do primeiro Time Release Study do Brasil, na área de importação.
Encerramento
Dario Carnevalli Durigan
É Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, Presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil S/A e Membro Conselheiro do Conselho Fiscal da Vale S/A. Advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou como Diretor de Políticas Públicas do WhatsApp entre 2020 e 2023, liderando iniciativas voltadas ao combate à desinformação e à promoção da integridade digital. Possui ampla experiência no setor público, tendo exercido funções na Advocacia-Geral da União (AGU), na Casa Civil da Presidência da República e na Prefeitura de São Paulo, onde contribuiu para reformas urbanas e fiscais. Participou da elaboração de marcos regulatórios para mobilidade urbana e aplicativos de transporte, além de atuar como conselheiro da SPUrbanismo e procurador da USP. Iniciou sua carreira no escritório Pinheiro Neto Advogados e tem se destacado pela articulação institucional e pela defesa de políticas públicas voltadas à transparência e aos direitos humanos.
Robinson Sakiyama Barreirinhas
Atual Secretário Especial da Receita Federal do Brasil, foi Procurador da Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretário dos Negócios Jurídicos, Procurador Geral do Município e chefe da Procuradoria da Fazenda junto ao TCM-SP. Graduado em Direito e Mestrando em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da USP, especialista em Direito Tributário e autor de diversos livros de direito tributário e financeiro.