Visão dos Internautas
Visão dos Internautas
Como parte das comemorações dos 10 anos da página da Receita Federal na internet, foi realizada no período de 11 de julho a 31 de agosto de 2006 uma coleta de depoimentos junto aos usuários do sítio, com o objetivo de conhecer a opinião de quem acompanha de perto esse trabalho.
O resultado obtido, extraído de cerca de quatrocentos relatos oriundos de todas as regiões do país e até do exterior, mostrou o nível de satisfação em relação aos serviços e informações disponíveis no sítio, várias sugestões de melhoria e também algumas críticas.
Para analisar melhor os relatos, eles foram agrupados segundo alguns critérios: região geográfica, grau de instrução, faixa etária e tipo de depoimento enviado pelos usuários. O resultado será exposto a seguir.
Nível de Instrução, Faixa Etária e Região do País

Os depoimentos recebidos vieram de todos os estados do Brasil, como ilustra o gráfico ao lado.
Com relação ao grau de instrução dos seus autores, a maior parte deles, 57%, possui o terceiro grau. Ademais, 26% têm o segundo grau, 14%, pós-graduação e, 1%, o primeiro grau.
Outro parâmetro que variou bastante foi a faixa etária das pessoas que mandaram os depoimentos, mas predominaram mensagens de cidadãos com idade superior a 30 anos:
- 31 a 45 anos - 37%
- 46 a 59 anos - 33%
- 18 a 30 anos - 20%
- maiores de 60 anos - 10%
Opinião dos Usuários (elogios, críticas, sugestões)

Nos relatos recebidos, 74% dos usuários elogiaram a qualidade das informações e serviços oferecidos pela Receita Federal via internet; 19% apresentaram sugestões construtivas para que a organização melhorasse ainda mais a prestação de serviços, e 7% criticaram o conteúdo disponível no sítio.
Uma análise mais apurada dos comentários apontam os aspectos relacionados à agilidade, modernidade, inovação, pioneirismo e conclusividade como pontos fortes do atendimento da Receita Federal na internet.
Os relatos também trouxeram críticas visando a sanar demandas dos usuários, que podem ser classificadas, de forma resumida, em duas categorias:
1 - Melhoria de procedimentos existentes: o acompanhamento do processamento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) é um exemplo.
2 - Criação de novos serviços via internet: uma sugestão é a consulta de situação fiscal de contribuintes através do sítio.
No caso do acompanhamento do processamento da DIRPF, alguns contribuintes criticam o fato de que o sítio não tem um serviço efetivo com relação a esta questão e não esclarece se não receberam a restituição do imposto de renda à que fazem jus devido ao tempo normal de processamento ou a alguma incorreção identificada em suas declarações. Por este motivo também sugerem que a Receita Federal melhore este serviço.
Vale salientar que, devido à obrigação legal de proteção ao sigilo fiscal, muitas informações não podem ser prestadas sem a confirmação da identidade do contribuinte. Apenas quem possui certificado digital, que prova a identidade do usuário, pode acessar dados mais detalhados através da internet. Mas, mesmo as pessoas que não possuem certificação digital, têm a opção de acessar o link "Serviços / Extrato Processamento – Declarações / DIRPF" no sítio da Receita Federal, e obter algumas informações sobre os motivos que podem ter levado a declaração a ficar retida em malha, caso seja esta a situação.
Sobre a criação de novos serviços, a Receita Federal lembra que uma grande variedade de serviços foi recentemente agregada ao sítio com o lançamento do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), e, para manter o sigilo fiscal, está acessível aos contribuintes que possuem certificação digital.
A Receita Federal ressalta que seu sítio está em constante evolução e que as opiniões recebidas são fundamentais para a adequação do atendimento à real necessidade dos seus usuários.
A você que contribuiu com seu depoimento, os agradecimentos da Receita Federal.