Homenagem da Receita Federal a Adilson Gomes de Oliveira
Faleceu, dia 04 de abril de 2013, com 72 anos de idade, o Sr. Adilson Gomes de Oliveira, ex-Secretário da Receita Federal entre 1974 e 1979.
Com a criação da SRF, ocupou o cargo de Coordenador de Tributação de 1969 a 1971, assumindo logo depois, em 1974, a direção da Secretaria com apenas 33 anos de idade.
Destacou-se por implementar medidas de simplificação fiscal. Entre suas metas estava melhorar a integração fisco-contribuinte, missão que cumpriu com a implementação do programa de Educação Fiscal “Contribuinte do Futuro”, que distribuiu cerca de 40 milhões de livros em mais de 50 mil escolas do país.
Com a saúde debilitada desde um acidente vascular cerebral sofrido em julho do ano passado, Oliveira não suportou a perda da esposa há pouco mais de três meses, Sra. Regina, também aposentada do Ministerio da Fazenda, que com tanto zelo cuidou do marido em sua enfermidade. Impossibilitado de falar e escrever, seguia lúcido e ávido leitor, marcando nos livros as frases que expressavam seus pensamentos.
Em seu discurso de posse, em 1974, Adilson de Oliveira considerou sua indicação pelo então Ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen, como um “voto de confiança a todos os funcionários que compõem a administração fiscal da União, e que a ela se dedicam como parte integrante de suas vidas e de suas aspirações pessoais e profissionais”.
A Receita Federal do Brasil rende, assim, sinceras homenagens a este servidor e dirigente que ajudou a construir a História da Instituição.