Alfândega de Santos faz primeira verificação física remota de cargas de importação
Dia 10 de março de 2013 será lembrado para sempre como o dia em que a Alfândega do Porto de Santos inovou fazendo uso da tecnologia no controle de cargas.
Para tanto, a ALF/Santos/SP utilizou a Central de Operações e Vigilância - COV para realizar verificação física de cargas. Esta primeira verificação ocorreu no controle pré-despacho para carga declarada no CE como sendo "STC 1155 CARTONS STC: PORCELAINWARE", NCM 6911.
O chefe da Divisão de Vigilância e Controle Aduaneiro, Richard Fernando Amoedo Neubarth, estava muito feliz com a inovação e declarou: "Esta ferramenta otimiza a ação da fiscalização aduaneira, pois permite que um mesmo servidor realize mais de uma verificação ao mesmo tempo e em recintos alfandegados distintos, além de dar transparência e segurança à fiscalização".
O inspetor-chefe da Alfândega do Porto de Santos, Cleiton Alves dos Santos João Simões, explicou que o uso das novas tecnologias colocadas à disposição da Receita Federal, tais como os escaneadores e as câmeras, são um grande avanço, pois aumentam o controle aduaneiro - já que as imagens ou o vídeo da conferência podem ficar gravados - e o torna ainda mais eficiente. "Daqui em diante, a Alfândega de Santos irá utilizar mais e mais essas tecnologias!", comentou.
Abaixo, fotos tiradas diretamente da COV, através dos equipamentos de vídeo.