Lançamento oficial da ferramenta Documenta Wiki
A Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (SAGICAD), por meio do Departamento de Monitoramento e Avaliação (DMA/SAGICAD), tem realizado uma série de ações para fortalecer a Política de Monitoramento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), instituída por meio da Portaria n° 2.527, de 10 de outubro de 2018.
No primeiro semestre de 2023, o departamento atuou no aprimoramento da ferramenta Documenta Wiki, uma plataforma para armazenamento e consulta das documentações dos: Planos, Programas, Ações, Projetos e Atividades do Ministério; Indicadores de monitoramento; e sintaxes que geram os indicadores.
A ferramenta é gerenciada pelo DMA/SAGICAD, mas as Secretarias têm o protagonismo na documentação e manutenção das informações atualizadas. Trata-se de um trabalho colaborativo, que otimiza o trabalho interno e permite aumentar a transparência com a sociedade.
De modo a buscar o seu aperfeiçoamento e ampliar a sua utilização, o DMA/SAGICAD promoveu a atualização da identidade visual da ferramenta, realizou encontros para orientar a sua utilização, fez articulação com as secretarias responsáveis para intensificar o preenchimento da ferramenta, dentre outras ações.
Neste sentido, em 14 de agosto, realizou a “Oficina Monitoramento em Foco: Documenta Wiki”, com o objetivo de objetivo lançar oficialmente a Plataforma e sensibilizar os servidores e colaboradores do Ministério sobre a importância da documentação dos indicadores e dos programas para a gestão da informação, o planejamento, o monitoramento e avaliação.
A mesa de abertura da Oficina, conduzida pela Secretária da SAGICAD/MDS Letícia Bartholo, contou com a apresentação da ferramenta pela equipe do DMA/SAGICAD e com a presença de representantes da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Governança (MDS / SPOG), do Departamento de Gestão da Informação (SAGICAD/DGI) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os convidados compartilharam como a iniciativa Documenta Wiki contribui para os processos internos da Administração Pública e para transparência.
O evento contou com a participação de servidores do Ministérios que atuam como pontos focais de monitoramento nas áreas finalísticas. Para conhecer a ferramenta Documenta Wiki clique aqui.
Ainda em relação à Política de Monitoramento, o DMA/SAGICAD, em parceria com o Departamento de Gestão da Informação (DGI/SAGICAD), realizaram, nos meses de junho a agosto, quatro oficinas sobre monitoramento e ferramentas informacionais desenvolvidas pela Secretaria e utilizadas para o monitoramento dos Programas Sociais, de modo a apoiar a execução das ações do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procad-Suas) pelos municípios.
O objetivo principal das oficinas foi disseminar o uso das ferramentas informacionais para a elaboração de diagnósticos municipais sobre a situação dos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE) e outros públicos prioritários no âmbito do Cadastro Único.
As oficinas foram realizadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Entre elas, destacam-se:
- No dia 01 de junho de 2023 foi realizada a oficina que fez parte da programação da agenda do Pacto pela Busca Ativa no Nordeste. Participaram da oficina gestores e trabalhadores do Cadastro Único e da vigilância socioassistencial dos 9 estados do Nordeste. Esse momento fez parte do encontro protagonizado pela Diretoria de Gestão do CadÚnico (DGCAD/SAGICAD), durante o qual foi assinado um acordo de cooperação técnica do MDS (Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e combate à Fome) com CNE (Consorcio Nordeste) para execução do pacto pela busca ativa no Nordeste;
- No dia 01 de agosto, foi realizada a oficina que fez parte da programação da Ação do Cadastro Único no estado do Rio de Janeiro. Participaram da oficina trabalhadores e gestores municipais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em que 13 municípios, dos 92 do estado do Rio de Janeiro, estavam representados. Ao final da Oficina foi pactuado um grupo de trabalho para potencializar a busca ativa, acompanhar a atualização dos registros unipessoais na ação do PROCADSUAS nos municípios representados.
Durante as oficinas os participantes tiveram a oportunidade de discutir sobre os conceitos gerais relacionados ao diagnóstico, monitoramento, indicadores e ferramentas informacionais desenvolvidas e mantidas pela SAGICAD, conhecendo mais detalhadamente as funcionalidades das ferramentas Cecad, Visdata e Mops.