Notícias
Programa Mais Nutrição: uma ação de combate à fome e ao desperdício de alimentos
Endereço: Av. Dr. Mendel Steimbruch, S/N - Pajuçara - Maracanaú - CE, CEP: 61935-087 Contato: (85) 3299.1200 | (85) 99737-1993
Inaugurado em 2019, o Programa Mais Nutrição, localizado no município de Maracanaú, Ceará, é um exemplo de como combater o desperdício de alimentos e promover a segurança alimentar de maneira inovadora e sustentável. O programa recebe alimentos que não são mais comercializáveis na CEASA de Maracanaú, beneficiando mensalmente quase 30 mil cearenses em situação de vulnerabilidade social, abrangendo três municípios.
Além da doação de alimentos in natura, o Mais Nutrição se destaca pela inovação no processamento de alimentos. Em sua fábrica, frutas são transformadas em polpas sem adição de água ou conservantes, com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), enquanto vegetais são desidratados para compor um mix de legumes que serve de base para sopas nutritivas, livres de sal e aditivos químicos. O programa também recebe alimentos não perecíveis por meio de parcerias com o setor público e privado, fortalecendo ainda mais sua atuação.
O impacto do programa vai além das doações. Ao promover acesso a alimentos saudáveis, contribui para a mudança de hábitos alimentares e a melhoria da qualidade de vida da população atendida. Relatos das entidades beneficiadas mostram como crianças que antes desconheciam alimentos como maçãs ou brócolis agora os reconhecem e os consomem regularmente, ampliando sua experiência alimentar.
A sustentabilidade é um dos pilares do Mais Nutrição. O programa realiza ações para reduzir o desperdício de alimentos em cerca de 30% na CEASA, Além disso, está em fase de testes um biodigestor, em parceria com a Universidade Federal do Ceará e a EMBRAPA, para reaproveitamento dos resíduos gerados no processamento dos alimentos. Resíduos também são destinados ao IBAMA para alimentação de animais,
Em 2021, o Mais Nutrição inaugurou sua segunda filial na região do Cariri, ampliando sua atuação para os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. O planejamento já está em curso para a abertura de uma terceira unidade em Tianguá, expandindo ainda mais o alcance do programa.
O sucesso do Mais Nutrição atraiu a atenção de diversos estados brasileiros, como Piauí, Alagoas e Pernambuco, que têm visitado as instalações para conhecer e replicar o modelo. Além disso, o programa mantém uma relação próxima com instituições acadêmicas, recebendo visitas regulares de estudantes universitários para fortalecer o vínculo entre a academia e a prática, proporcionando experiências reais além da sala de aula.
Com ações inovadoras, como a produção de sopas desidratadas de longa validade que alimentam até 40 pessoas por quilo, o programa é um modelo replicável para outros bancos de alimentos, demonstrando que é possível aliar impacto social, inovação e sustentabilidade.
O Mais Nutrição reafirma a importância de unir esforços em prol de uma sociedade mais justa e de uma alimentação saudável e acessível para todos.