Nesta aba, o sistema permite que o usuário consulte individualmente as famílias ou pessoas que tiveram os dados de renda do CNIS automaticamente atualizados na base do Cadastro Único.
A pesquisa por família/pessoa poderá ser feita por meio do CPF, NIS ou Código Familiar.

Após informar o critério de consulta, o usuário deverá selecionar a opção “Buscar”. Neste momento, o sistema exibirá na tela o resultado da pesquisa, contendo a família/pessoa localizada:

De acordo com a tela acima, estarão disponíveis as seguintes informações:
- Mês de atualização - mês em que foi realizada a atualização automática da renda CNIS na família - no caso do primeiro povoamento, o mês será junho/2023;
- Código familiar – Código atribuído para a família no momento do seu cadastramento na base do Cadastro Único;
- Endereço – Endereço cadastrado para a família na base do Cadastro Único;
- Renda per capita – Renda per capita familiar atualizada após a atualização automática da renda CNIS para o(s) integrante(s) da família; e
- Data de atualização da família – Data da última atualização cadastral da família.
Atenção - o processo de atualização automática da renda CNIS realizada pelo Governo Federal não irá alterar a data de última atualização da família. Ou seja, a data de última atualização é aquela referente à última atualização cadastral realizada pela gestão municipal junto à família.
- Ações – Selecionando o ícone
(Olho), o usuário será direcionado para a funcionalidade “Visualizar família”, e poderá consultar as informações do formulário do Cadastro Único da família e de seus integrantes.
Ao clicar no ícone
(Seta para baixo), o sistema automaticamente exibirá a tabela “Pessoas“. Nela, estão relacionados os integrantes que compõem a família:

Para cada integrante da família, o sistema irá informar:
- Nome – Nome completo da pessoa;
- Documento – Número do NIS e CPF da pessoa;
- Grau de parentesco – Grau de parentesco da pessoa em relação do RF da família;
- Renda de emprego atualizada (campos 8.05 ou 8.08):
- Sim, para o caso em que houve a atualização automática; ou
- Não, para o caso em que não houve a atualização automática, ou seja, permaneceu a informação declarada pelo(a) RUF.
- Renda de aposentadoria atualizada (campo 8.09 2):
- Sim, para o caso em que houve a atualização automática; ou
- Não, para o caso em que não houve a atualização automática, ou seja, permaneceu a informação declarada pelo(a) RUF.
- Outras fontes de remuneração atualizada (campos 8.09 5):
- Sim, para o caso em que houve a atualização automática; ou
- Não, para o caso em que não houve a atualização automática, ou seja, permaneceu a informação declarada pelo(a) RUF.
- Estado cadastral da pessoa – estado cadastral da pessoa na base do Cadastro Único.
Ao clicar no ícone
(Letra i), o sistema exibirá uma tela com as informações detalhadas da atualização automática da renda:

Para orientação do usuário, serão exibidas as informações de mês da atualização, nome completo da pessoa e os campos em que a renda do CNIS foi atualizada. No exemplo da imagem acima, ocorreu a atualização dos campos de Trabalho e Remuneração (8.05 aou 8.08), Aposentadoria, pensão ou BPC (8.09 - 2) e Outras fontes (campo 8.09 - 5).
O campo em que ocorreu a atualização automática da renda do CNIS, estará com a marcação “Atualizado”; quando não houver a atualização automática, o campo estará com a informação “Sem atualização”.
Ao clicar no ícone (Seta para baixo) o sistema irá expandir a tela. Assim, serão exibidas as informações de renda e o detalhamento dos vínculos de trabalho e/ou benefícios que ocasionaram a atualização automática da renda.

Mais informações podem ser consultadas na Instrução Normativa n 1 SAGICAD MDS DE 02 DE JUNHO DE 2023 define as regras e procedimentos para integração entre Cadastro Único e CNIS.