Notícias
GERAÇÃO
Termelétrica GNA II, com 1,7 GW de potência, começa a gerar energia no Rio de Janeiro
Um dos maiores empreendimentos do setor elétrico no Brasil foi liberado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para iniciar sua operação comercial no dia 31/5. O despacho saiu nesta segunda-feira (2/6) no Diário Oficial da União e concedeu aval para entrada no Sistema Interligado Nacional da Usina Termelétrica (UTE) GNA II, localizada no Porto de Açu, no Rio de Janeiro.
Com 1,7 gigawatts (GW) de potência instalada, o suficiente para abastecer 8 milhões de residências, a termelétrica é a maior movida a gás natural no país, representando aproximadamente 10% da geração a gás natural na matriz elétrica nacional. A usina é composta por três turbinas a gás e uma turbina a vapor em uma configuração de ciclo combinado. Ela se destaca por apresentar uma tecnologia ecológica: possui capacidade técnica para funcionar com até metade de seu suprimento a partir do hidrogênio, gás que não é poluente nem causador do efeito estufa.
A construção da usina, selecionada como obra do Novo PAC, atraiu R$ 7 bilhões de investimentos e gerou mais de 10 mil empregos. Além da UTE GNA II, o complexo de geração de energia elétrica no Porto de Açu reúne a UTE GNA I, com 1,3 GW, e um terminal de gás natural liquefeito (GNL), ambos em operação desde 2021. Com 3 GW de potência instalada, o conjunto é o maior do gênero em operação na América Latina. Caso haja demanda, pode abastecer 14 milhões de residências ou a demanda dos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo.