Notícias
INSTITUCIONAL
ANEEL reúne analistas de investimentos para debater temas do setor elétrico
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reuniu nesta quarta-feira (29/10) em Brasília (DF) analistas de investimentos para dialogar sobre temas de interesse do setor elétrico. A maioria das questões dos executivos à equipe técnica da Agência girou em torno dos reflexos da aprovação da Medida Provisória 1.304/2025, em tramitação no Congresso Nacional e que resultará em reformas para o setor elétrico.
Ao presidir a reunião, o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, enfatizou que “a participação da Agência nas discussões da Medida Provisória consistiu em fornecer subsídios técnicos, avaliando cenários e contextos regulatórios para avaliação da CMMPV 1.304/25”. Sobre a expectativa de solução para o chamado “curtailment” (cortes de geração), Feitosa disse que a “mudança na legislação deverá trazer segurança jurídica de forma a diminuir os prejuízos dos agentes”.
Os analistas receberam respostas às dúvidas relacionadas à renovação de concessões, tarifa social, bônus de Itaipu, armazenamento, bandeiras tarifárias, subsídios, perdas não técnicas e leilão de reserva de capacidade. Técnicos da ANEEL destacaram a Agenda Regulatória 2026/2027, cuja proposta poderá colher contribuições em Audiência Pública virtual em 6 de novembro próximo.
Participaram representantes das empresas Bloomberg; Terra Investimentos; Itau BBA; Itaú Unibanco; Santander; BofA Global Research; Sharp Capital; Goldman Sachs; BTG Asset; BTG Pactual; Encore AM;J.P.Morgan; Dynamo Administração de Recursos; Studio Investimentos; Távola Capital; Ryo Asset; Morgan Stanley; Bradesco BBI; S&P Global Ratings; Studio Investimentos; Safra; Fourth Sail Capital; Atmos Capital; XP Investimentos; Kapitalo Investimentos; e Oceana Investimentos.
