Notícias
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
ANEEL reforça papel das hidrelétricas na transição energética em encontro em Brasília
Na manhã desta quinta-feira (25/9), a Casa ParlaMento, em Brasília, sediou o encontro “O papel das hidrelétricas na transição energética”, promovido pela Agência iNFRA. O evento reuniu autoridades governamentais, dirigentes de órgãos do setor elétrico, representantes de empresas geradoras e especialistas para debater o papel das usinas hidrelétricas na descarbonização e na garantia de flexibilidade do sistema elétrico.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) esteve representada pelo diretor geral Sandoval Feitosa e pelos diretores Gentil Nogueira e Fernando Mosna. A presidente da Abrage, Marisete Dadald, abriu oficialmente o encontro, reforçando a importância da geração hidrelétrica para a matriz elétrica brasileira.
Sandoval participou do painel de abertura ao lado do secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), João Daniel Cascalho; do diretor financeiro da Itaipu Binacional, André Pepitone; do presidente da Câmara de Comercialização de Energia (CCEE), Alexandre Ramos; e do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado. Em sua fala, Sandoval ressaltou a importância do evento e do papel das hidrelétricas para a matriz nacional “Desde meados do século passado, as grandes hidrelétricas construídas no Brasil viabilizaram geração limpa e o desenvolvimento de regiões remotas. Hoje, as hidrelétricas são muito mais do que um patrimônio nacional; são um ativo estratégico global na transição energética. Essa transição ultrapassa a dimensão ambiental: é também uma questão econômica, tecnológica e geopolítica”.
Na mesa “Visão do Setor Público”, moderada pelo presidente da PSR, Luiz Augusto Barroso (PSR), participaram o diretor Gentil Nogueira, o secretário nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Gustavo Ataide; do diretor do ONS Christiano Vieira; do superintendente da EPE Gustavo Ponte; e do conselheiro de Administração da CCEE, Ricardo Simabuku.
Fernando Mosna encerrou a participação da ANEEL como moderador da mesa “Visão dos Agentes”, que promoveu o debate entre o vice presidente da Copel, Diogo Mac Cord; o presidente da Auren, Fabio Zanfelice; o diretor de Regulação da Eletrobras, Luiz Laércio, e a diretora da Abrage, Camila Fernandes.
Entre os temas discutidos estiveram a capacidade das hidrelétricas de fornecer flexibilidade e confiabilidade diante da variabilidade da geração e do consumo, a retomada do planejamento e desenvolvimento de projetos, o desafio do curtailment, novas tecnologias para segurança energética e a governança dos modelos computacionais usados na formação de preços.
