Notícias
INSTITUCIONAL
ANEEL promove workshop para debater impactos dos Data centers no setor elétrico brasileiro
A instalação de grandes centros de dados em todo o mundo tem ganhado força também no Brasil e traz novos desafios e oportunidades para o setor elétrico. Para debater a crescente demanda por processamento e armazenamento de dados, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promoveu, nesta quinta-feira (4/9), o workshop “Horizonte Renovável: A era dos Data Centers no Brasil”.
O evento reuniu presencialmente mais de 150 especialistas, representantes de empresas de data centers, agentes do setor elétrico, reguladores, planejadores e acadêmicos do setor no auditório da Confederação das Indústrias (CNI), em Brasília. Mais de 100 espectadores acompanharam a transmissão do evento pelo canal da Agência no YouTube.
A cerimônia de abertura contou com a participação do Diretor-Geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, do Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Marcio Rea, do Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado, e do Superintendente Executivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Gustavo Santana Borges.
De acordo com Feitosa, a demanda em rápida ascensão, novos perfis de carga, aperfeiçoamentos regulatórios e a inserção sustentável, eficiente e segura de Data Centers no sistema elétrico brasileiro reforçam a importância do diálogo promovido pelo evento.
“Este evento é uma oportunidade muito grande, não somente na perspectiva do setor elétrico, mas também que nós possamos ter a soberania de termos os nossos dados processados dentro do território nacional e atrair investimentos externos para o nosso país”, destacou.
Durante o workshop foram abordados assuntos como os impactos, os desafios e as perspectivas do setor elétrico diante do avanço de demandas dos Data Centers, além da expansão da rede para atender as novas cargas digitais.
Para o Diretor-Geral da ANEEL “não há transformação digital sem energia confiável, redes resilientes e sinais regulatórios que orientem capital e inovação para onde fazem mais diferença.
O painel sobre ‘A expansão da rede para atender as novas cargas digitais’ teve a participação do gerente da Superintendência de Regulação dos Serviços de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica (STD), Renato Abdalla. Já o painel de encerramento do evento foi conduzido pelo Superintendente da STD, Carlos Mattar.
Também estiveram presentes representes da Presidência da República, da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A (ENBPar), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), do Ministério do desenvolvimento regional (MDR), da Advocacia Geral da União (AGU), dos governos dos Estados de Goiás e do Rio Grande do Norte, de associações setoriais, de agências estaduais, empresas de geração e transmissão de energia elétrica, de consultorias, da academia, de instituições financeiras e de empresas de tecnologia.