Notícias
EDUCAÇÃO
ANEEL premia campeões da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025
O Estádio Nacional Mané Garrincha voltou a sediar uma olimpíada: na manhã desta quinta-feira (6/11), ele foi palco da premiação dos vencedores da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025, realizada pela ANEEL.
Receberam a medalha de ouro no estádio os adolescentes do 8º e do 9º ano do ensino fundamental que conquistaram a primeira colocação na competição em cada um dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Três estudantes com o melhor desempenho geral na Olimpíada receberam prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugares a nível nacional. O grande campeão foi Felipe Feitosa, de Roraima. Veja a lista dos cinco melhores colocados:
- 1º lugar: Felipe Feitosa - Roraima
- 2º lugar: Izadora Alves - Rio de Janeiro
- 3º lugar: Luiza Moreira -Santa Catarina
- 4º lugar: Isabela Alexandre dos Santos - Rio Grande do Sul
- 5º lugar: Stephany Xavier Custódio - Amapá
O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, ressaltou o poder de transformação dos estudantes e dos profissionais premiados. “Hoje, nós não celebramos e não premiamos professores e alunos. Nós celebramos o poder de sonhar, aprender e transformar. A energia mais poderosa é a energia do conhecimento e vocês, alunos, certamente iluminarão o Brasil”, afirmou.
Além dos estudantes, foram premiados no palco em Brasília os professores que alcançaram os melhores desempenhos na preparação para a Olimpíada. Os três com melhores colocações foram:
- 1º lugar: Felipe Luz de Oliveira - Paraná
- 2º lugar: Taiza Rubiane Silva Martins - Amazonas
- 3º lugar: Jonas Ribeiro de Oliveira - Maranhão
A cerimônia contou ainda com uma palestra especial ministrada pelo Doutor em Ciências e criador de conteúdo, Átila Iamarino (@oatila).
O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, foi acompanhado na solenidade pelos diretores Fernando Mosna e Willamy Frota e pelos ex-diretores substitutos Daniel Danna e Ivo Sechi Nazareno, que integraram a realização da olimpíada. Também prestigiaram o evento: Marcos Madureira, presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE); Gustavo Estrella, presidente da CPFL; o prefeito Elmo Monte, de Varjota/CE, que veio à cerimônia acompanhar o medalhista cearense; Claudia Maya, coordenadora geral de Educação Científica do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; Renato Lyra, subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes do governo do Estado de Goiás, representando o governador Ronaldo Caiado; a superintendente adjunta da ANEEL Carmen Sanches. O senador Wellington Fagundes, apoiadores da ONEE, enviou um vídeo parabenizando os medalhistas.
Para o diretor Fernando Mosna, “essa atividade, que nasce da agência reguladora com as concessionárias, oferece aos jovens a chance de disputar uma olimpíada e se tornar consumidores mais conscientes. O que estamos falando aqui é de mérito, de buscar e adquirir conhecimento, de se provar perante os outros. Isso abre oportunidades que talvez não fossem possíveis antes. Parabéns a todos!”
O diretor Willamy Frota apontou o papel da educação como vetor de transformação: “Quero registrar meu especial agradecimento à área da educação, que é a grande protagonista desta Olimpíada. O conhecimento, a criatividade e a inovação são pilares do amanhã, mas o futuro começa agora. E iniciativas como esta são fundamentais para construirmos uma sociedade incomparavelmente melhor.”
Os 27 estudantes viajaram até a capital federal com acompanhante e todas as despesas pagas pela olimpíada. Um dia antes da cerimônia, eles participaram da última etapa da ONEE 2025. Na ANEEL, eles passaram por uma bateria de provas escritas e em realidade virtual para definir quem vencerá o grande prêmio da olimpíada. Eles também receberam notebooks como prêmio pelo primeiro lugar estadual.

- ONEE - 2025
Sobre a ONEE
A ONEE é realizada pela ANEEL, por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee. Em 2025, a empresa proponente é a RGE, distribuidora do grupo CPFL Energia.
Participam da iniciativa 48 concessionárias de energia elétrica, abrangendo todo o território nacional. As provas e desafios mobilizaram mais de 348 mil alunos e 19 mil professores de todas as regiões do Brasil, com conteúdo voltado para consumo consciente, uso eficiente de recursos energéticos e impacto ambiental da geração de energia.
Além dos medalhistas em Brasília, estudantes em todo o país receberão 10 mil medalhas de ouro, prata e bronze por sua participação na olimpíada. Os medalhistas estarão automaticamente classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2026.