Notícias
ENERGIA ELÉTRICA
ANEEL participa do “Amazon On Connectivity & Sustainability” em Manaus
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) foi representada hoje (20) pelo diretor-geral, Sandoval Feitosa, no evento Amazon On, que tem como objetivo discutir temas voltados à conectividade, sustentabilidade e proteção ambiental, incluindo o endereçamento de mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, energias limpas, equipamentos de conexão sustentáveis sem agredir o meio ambiente e fontes renováveis.
Em sua fala, o diretor-geral, Sandoval Feitosa, destacou que a energia elétrica é fundamental para garantir a conectividade. “Não existe conectividade plena, nem inclusão digital real, sem energia elétrica confiável e acessível. A eletricidade é o pilar de sustentação de todos os serviços essenciais — saúde, educação, segurança, comunicação, geração de renda — e, especialmente, a base da conectividade digital. A internet depende da energia elétrica. Portanto, ao falar de conectividade sustentável e significativa, estamos falando, sim, de energia elétrica em primeiro lugar”, afirmou.
Feitosa lembrou que o Brasil possui 99,8% dos consumidores com acesso à energia elétrica, fruto dos programas Luz para Todos e o Mais Luz para a Amazônia. No entanto, enfatizou que ainda existem desafios a serem enfrentados, sobretudo no interior do Nordeste e na Amazônia. “Muitas comunidades enfrentam interrupções frequentes, baixa qualidade do fornecimento ou ausência total de energia. Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas na Amazônia Legal ainda vivam em situação de pobreza energética”. Para corrigir a distorção, Feitosa ressaltou que a Política Nacional de Transição Energética Justa e Inclusiva (PNTE) reconheceu a pobreza energética como tema central e estabeleceu diretrizes para combatê-la — incluindo a promoção da inclusão energética e a redução das desigualdades, com foco nas comunidades mais vulneráveis.
O evento que segue até quinta-feira (21), em Manaus, reúne os principais players do setor e também conta com participações do Superintendente da ANEEL, André Ruelli, e do Secretário-Exectuvio Adjunto do Ministério de Minas e Energia (MME), Fernando Colli.