Notícias
INSTITUCIONAL
ANEEL participa de turma piloto do curso “Agentes Comunitários de Energia” no Pará
A ANEEL participou da fase presencial da 1ª Formação de Agentes Comunitários de Energia entre 1º e 5 de dezembro. A ação foi realizada no Centro Experimental Floresta Ativa (Cefa), localizado na comunidade Carão, no Pará (PA), na Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns. Trata-se de uma iniciativa da Agência para testar soluções inovadoras de acesso à energia elétrica em regiões remotas da Amazônia Legal no âmbito do Projeto de Sandbox Regulatório Energias da Floresta.
O curso é uma iniciativa da Rede Conexão Povos da Floresta, por meio do Projeto Saúde e Alegria (PSA), Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e WWF-Brasil. O objetivo é capacitar comunitários para atuarem na gestão, manutenção e uso sustentável de sistemas de energia solar em comunidades amazônicas e, nesta turma, foram capacitados 15 comunitários indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhos de diferentes territórios da Amazônia.
A formação combinou uma fase de Educação a Distância (EaD) e uma fase prática presencial. O módulo online, iniciado em outubro, abordou temas como universalização do acesso à energia na Amazônia, direitos dos consumidores, eletricidade básica, eficiência energética e fundamentos da energia solar fotovoltaica off-grid. Já na etapa presencial, os participantes aprofundaram o conteúdo em atividades práticas, incluindo montagem de circuitos, instalação e dimensionamento de sistemas solares off-grid, leitura de carga e orientações de segurança.
A ANEEL contribuiu com a formação por meio de apresentação sobre o setor elétrico e o papel da Agência na regulação e na fiscalização do fornecimento de energia.
Além da ANEEL, Energisa e Amazonas Energia, que atuam em estados da Amazônia Legal, participaram do curso como convidados representantes das distribuidoras. ICMBio e Senai/RN também estiveram presentes.
Entre as atividades, houve uma reunião com lideranças da Resex Tapajós-Arapiuns para tratar das necessidades locais relacionadas ao serviço de energia elétrica. As solicitações apresentadas pelas comunidades foram registradas e serão tratadas pela ANEEL.
A participação da ANEEL nesta iniciativa reforça o papel da Agência em aproximar regulação, inovação e escuta das comunidades. A imersão na realidade dos habitantes daquele território ajudará a melhorar a estruturação do Projeto Energias da Floresta, ampliando a compreensão sobre necessidades energéticas, barreiras estruturais e caminhos possíveis para a construção coletiva de soluções seguras, sustentáveis e culturalmente alinhadas às comunidades tradicionais da Amazônia.