Notícias
INSTITUCIONAL
ANEEL participa de evento que impulsiona o empreendedorismo feminino no comércio exterior em linha com agenda do BRICS
A diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agnes da Costa, participou do Fórum de Empreendedorismo Feminino (WeForum 2025), realizado nos dias 26 e 27 de março, em Belo Horizonte (MG). O evento reuniu lideranças empresariais, representantes de diversos setores da economia e delegações de mais de dez países para promover o empreendedorismo feminino no comércio internacional.
Essa foi a quarta edição do fórum, que integra a agenda da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS (WBA) no Brasil. A iniciativa tem como objetivo conectar empresárias dos países do bloco a parceiros internacionais. Com uma programação composta por palestras, painéis e rodadas de negócios com compradores globais, o encontro também abordou temas estratégicos como economia, inovação, liderança feminina, energia, sustentabilidade, acesso a financiamentos, combate à desigualdade de gênero e promoção de ambientes de trabalho mais seguros e inclusivos.
Agnes da Costa integrou as discussões no segundo dia de evento, no painel dedicado à energia elétrica. Ao lado de importantes lideranças femininas, Elbia Ganoum (presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias - Abeeólica), Fernanda Delgado (CEO da Associação Brasileira da Indústria de Hidrogênio Verde), Renata Isfer (presidente executiva da Associação Brasileira de Biogás) e Kathleen Garcia (secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), a diretora da ANEEL destacou o papel da regulação no processo de transição energética.
Durante sua fala, Agnes enfatizou como a ANEEL tem atuado em estudos voltados para a redução da pobreza energética e para promover a inclusão social por meio do acesso à energia. “A regulação do setor elétrico tem um papel estratégico para uma transição energética justa e sustentável. Na ANEEL, temos atuado com foco em ampliar o acesso à energia de qualidade, contribuindo diretamente para a redução da pobreza energética e para a inclusão social. Essas são pautas que vêm sendo fortalecidas no âmbito do G20, por meio do Energy Transition Working Group, e também nas discussões globais da COP30, das quais participamos ativamente.” ressaltou.
O fórum também proporcionou a realização de 85 rodadas de negócios com representantes globais. Trinta empresas brasileiras participaram das negociações, contribuindo para o fortalecimento da economia nacional e para a internacionalização de negócios liderados por mulheres.

- ANEEL participa de evento que impulsiona o empreendedorismo feminino no comércio exterior em linha com agenda do BRICS