Notícias
INSTITUCIONAL
ANEEL participa de evento da Vale para debater a autonomia e os desafios da regulação no Brasil
O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, participou de encontro promovido pela Vale na manhã desta quarta-feira (29), em Brasília.
Na ocasião, Feitosa integrou debates do primeiro painel do dia. Com o tema Regulação no Brasil: Entre a Autonomia e os Desafios de Adaptação em um Cenário de Constante Transformação, a sessão reuniu os diretores-gerais das Agências Reguladoras – ANTT, Rafael Vitale; ANTAQ, Eduardo Nery; e ANM, Mauro Sousa – para apresentarem suas perspectivas e a experiência das autarquias.
A importância da adaptação em relação a eventos climáticos severos, e os caminhos para a transição energética foram destaque na apresentação de Sandoval Feitosa, que apontou os principais desafios da ANEEL e do setor elétrico em relação aos temas. Para ele, “o setor elétrico é imprescindível ao desenvolvimento socioeconômico do país e o consumidor é cada vez mais exigente para que o serviço não lhe falte. Embora a qualidade do serviço tenha melhorado a cada ano, há vulnerabilidades frente a eventos climáticos extremos que precisam ser trabalhadas”.
Feitosa também apontou agendas da ANEEL relacionadas a expansão de fontes renováveis, como: sinal locacional na transmissão; PLD horário; regra de constrained-off de usinas eólicas e solares; usinas híbridas; expansão da capacidade de transmissão; mudança das regras de acesso; Programa de Resposta da Demanda; sandbox tarifários; medição Inteligente; Curtailment; inserção de armazenamento; e constrained-off de hidrelétricas.
Ao final de sua apresentação, o diretor-geral da ANEEL falou do comprometimento da Agência com a promoção de um ambiente regulatório justo e eficaz para a sociedade. “A ANEEL reafirma o seu compromisso em adaptar sua regulação econômica com diálogo e transparência, assegurando um ambiente regulatório favorável ao investimento, mas que também gere resultados para nossa sociedade, com tarifas justas a serem pagas por consumidores, sejam eles residenciais, comerciais ou industriais”, declarou.