Notícias
FISCALIZAÇÃO
ANEEL garante excelência no serviço de energia elétrica da COP30
Um dos principais eventos internacionais realizados no Brasil em 2025, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30) apresenta uma Belém iluminada e com pleno ânimo para a discussão das questões do clima no planeta. Para que a cidade comporte o encontro de líderes e autoridades mundiais nesses dias, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) intensificou as medidas de fiscalização dos serviços de geração, transmissão e distribuição de energia na região. Desde maio, as equipes da Agência acompanham as infraestruturas consideradas críticas para o sucesso da COP 30.
Durante a conferência, os fiscais da ANEEL trabalharam até o dia 15 na capital paraense em parceria com servidores da Agência Nacional de Águas (ANA), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Essas agências reguladoras foram convocadas pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) a enviarem representantes para assegurarem o bom atendimento da COP30.
Eles ficaram hospedados no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, pertencente à Marinha do Brasil, o maior navio de guerra da América Latina, com servidores do GSI que coordenam o Grupo de Segurança de Infraestruturas Críticas. A fiscalização da ANEEL foi alocada na Coordenação de Área de Segurança Pública (CASP), com os órgãos de segurança e outros relacionados à infraestrutura, reforçando a estabilidade dos serviços essenciais durante os dias de maior movimento da COP30. Desde o dia 15, a ANEEL monitora a situação do atendimento de Belém à distância.

- Especialista em regulação Saulo Custódio (SFT/ANEEL) durante a fiscalização na COP30
Visitas técnicas e preparação
A participação da SFT começou ainda nas etapas preparatórias, durante as visitas técnicas das Células Temáticas da COP30, realizadas em Belém de 13 a 16 de maio e de 2 a 5 de setembro.
O objetivo central foi elevar o nível de segurança e a resiliência das estruturas críticas, garantindo que tanto a Reunião de Cúpula, realizada nos dias 6 e 7 de novembro, quanto as agendas oficiais da COP30 ocorressem sem interrupções.
Uma força-tarefa congrega esforços da ANEEL, do Operador Nacional do Sistema (ONS), das transmissoras que operam na região e da distribuidora Equatorial Pará. Desde maio, foram realizadas reuniões com transmissoras que atendem a cidade de Belém e com a distribuidora, a fim de definir instalações consideradas estratégicas para o atendimento ao evento. A partir daí, foi elaborado Plano de Atuação Integrada de Segurança Pública, coordenado pelo GSI, com diretrizes para atuação conjunta entre órgãos federais, estaduais e locais.