Notícias
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
ANEEL debate panorama do setor elétrico rumo à COP 30
As perspectivas do setor elétrico diante das discussões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) foram debatidas no evento “O Setor Elétrico rumo à COP 30”, realizado nesta quarta-feira (27/8) em Brasília, com a participação da diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) Agnes da Costa, e do diretor substituto da Agência, Ivo Nazareno.
Agnes da Costa, quando perguntada sobre a expansão da transmissão e o impacto tarifário, ressaltou que “o papel da ANEEL é identificar áreas em que é importante desenvolver regulação para possibilitar novas tecnologias a fim de expandir sistemas de transmissão de forma eficiente”.
Para ela,” essa é a oportunidade de mapear novos serviços para a sociedade e dar o tratamento regulatório adequado”, afirmou, durante o painel “Sinais Econômicos, Regulatórios e Políticos rumo ao Net Zero Com”.
Ao falar no painel “A Transmissão na Agenda Climática”, Ivo Nazareno destacou que “a transmissão é o elo fundamental dessa interligação entre geração e distribuição. É flexível ao permitir adaptação a novas tecnologias para a transição energética. O modelo regulatório viabiliza esses avanços”.
Alertou, porém, que é preciso buscar o equilíbrio entre custos e qualidade da prestação de serviços com avanços tecnológicos.
Autoridades e técnicos presentes se revezaram em análises de diversos aspectos como a transmissão de energia frente às mudanças climáticas, tecnologias avançadas, expectativas de novas fontes de energia elétrica e avanços na regulação, entre outros temas.

- ANEEL debate panorama do setor elétrico rumo à COP 30