Notícias
REGULAÇÃO
ANEEL assumirá presidência da ARIAE em 2026
O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, foi eleito presidente da Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras de Energia (ARIAE). A presidência da entidade seguirá um modelo rotativo, no qual os dirigentes máximos de três instituições-membro se revezarão no comando entre maio de 2025 e abril de 2028.
O ciclo de liderança terá início com Andrés Astacio, da Superintendência de Eletricidade da República Dominicana, que presidirá a ARIAE de maio de 2025 a abril de 2026. Em seguida, Sandoval Feitosa assumirá o cargo entre maio de 2026 e abril de 2027. Por fim, Zelmar Rodríguez, da Autoridade Nacional dos Serviços Públicos do Panamá, liderará a associação de maio de 2027 a abril de 2028.
Em sua fala, Sandoval agradeceu a confiança e destacou a importância da cooperação entre os países ibero-americanos para o fortalecimento da regulação do setor elétrico. Para ele, “assumir a presidência da associação em 2026 é uma honra e uma responsabilidade que reflete o protagonismo crescente do Brasil no cenário energético global”. Feitosa concluiu destacando que a ANEEL participa ativamente da ARIAE desde 2002, e tem contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da regulação energética na região ibero-americana. “Como reguladores, temos o dever de garantir que os desafios enfrentados não aprofundem as desigualdades sociais, mas sim promovam um setor elétrico mais sustentável, acessível e eficiente para todos", declarou.
O anúncio foi feito durante Assembleia Geral da ARIAE que aconteceu na tarde desta terça-feira (13), na Costa Rica. Representando a ANEEL, participaram do encontro o diretor-geral Sandoval Feitosa e o superintendente de Mediação Administrativa e das Relações de Consumo (SMA), André Ruelli.
Além da eleição da nova presidência, a Assembleia discutiu e aprovou os relatórios de atividades da associação, as contas anuais referentes ao exercício de 2024, a memória contábil correspondente, o orçamento e as despesas previstas. Também foi debatida uma proposta de modificação dos Estatutos da ARIAE, entre outros temas relevantes para o futuro da entidade.
Sobre a ARIAE
A Associação funciona como uma plataforma de troca de experiências e conhecimento entre entidades reguladoras da energia de países ibero-americanos. Além disso, promove a cooperação em áreas de interesse comum, incluindo pesquisa e desenvolvimento, e organiza eventos como seminários e fóruns. A ARIAE reúne organismos reguladores de energia de 19 países ibero-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, e o regulador do mercado da América Central, a Comissão Regional de Interligação Eléctrica (CRIE).

- Reunião ARIAE