Índia
País com uma população de aproximadamente de 1,3 bilhões de pessoas, é a sexta economia mundial que cresce num ritmo acelerado, devendo em breve ser tornar a terceira economia do mundo. As importações de produtos agropecuários da Índia estão concentradas em óleos vegetais, como o óleo de palma e de soja, que representam cerca de metade das importações. Ainda assim, a Índia é atualmente o maior importador do Brasil dos produtos feijão caupi e rajado, óleo de soja, madeira de teca, gergelim, óleos de essências florestais e maçã.
Considerando o crescimento indiano e o posicionamento do Brasil no mercado internacional, há uma boa perspectiva no médio prazo do crescimento das exportações brasileiras de proteínas, sejam de origem vegetal (pulses e farelo de soja) ou animal (carnes de frango e de suínos) bem como de frutas, castanhas e matéria prima para a indústria como algodão, madeira e couro.
É um país também com bastante relevância na geopolítica mundial e muito atuante nos órgãos multilaterais como OMC e FAO. Por ser um país de agricultura tropical, há oportunidades para cooperação em pesquisa agrícola, bem como de investimentos em inovação através de agritechs. O Brasil tem fortes laços com a Índia na genética bovina e o Brasil tem colaborado ativamente com a Índia no programa de uso do etanol como biocombustível.
ADIDO AGRÍCOLA EM NOVA DELHI
Nome: ROBERTO CARLOS RAZERA PAPA
Profissão: Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Formação: Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com MBA em Agronegócio Sustentável (FACSM) e Especialização em Gestão de Projetos, Marketing Digital e Negócios Internacionais realizadas no Canadá em 2024.
Experiência: Possui dezoito anos de experiência como Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Até o momento de sua designação para o cargo de Adido Agrícola, desempenhou atividades na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) junto à Coordenação-Geral de Temas Internacionais (CGINTER), sendo responsável pelo trâmite de processos envolvendo Ásia, Oceania e África. Anteriormente, atuou como Superintendente Federal da Agricultura no Rio Grande do Norte, onde viabilizou a adesão do estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI). E como Chefe do Serviço de Inspeção, Fiscalização e Sanidade Vegetal, participou ativamente de missões internacionais que resultaram na abertura de mercados para frutas tropicais brasileiras em países como Estados Unidos, Argentina, China, Chile e Egito.
Em colaboração com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, estruturou e participou de projetos de cooperação técnica com Honduras, Peru, México e Etiópia. Sua atuação em organismos internacionais inclui contribuições para o Grupo de Trabalho da ONU/FAO, na elaboração do Pest Free Area Guide, e para a Convenção Internacional para a Proteção de Vegetais (IPPC), onde integrou a equipe responsável pela criação de Cursos de Certificação e Inspeção Fitossanitária em formato e-learning. Credenciado na Costa Rica como Auditor Líder na norma FSMA (Food Safety Modernization Act), capacitou mais de duzentos técnicos de empresas interessadas em exportar frutas e vegetais frescos para os Estados Unidos.
No setor privado, residindo em Roterdã, atuou nos setores de Qualidade e Logística de distribuição de frutas brasileiras para Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália. No Brasil, prestou consultoria na área de Certificação de empresas alimentícias em normas de Qualidade, Segurança Alimentar e Sustentabilidade. É fluente em inglês e espanhol.
Endereço: Embaixada do Brasil em Nova Delhi, 8, Abdul Kalam Road, Nova Delhi, Índia, 110011
Telefone: +91 11 2301-7301 ext 216
E-mail: adido.delhi@agro.gov.br e gestaoadidos@agro.gov.br.
Projetos e ativações:
Programa MAITRI 2.0 – Intercâmbio Brasil-India para Gestores de Ambientes de Inovação & Incubação cruzada de Agritechs.Segundo Semestre de 2025 (para informações e inscrições, envie e-mail para angelo.mauricio@agro.gov.br)
Projeto “Brazil Meets India – Uma mesa, dois países, muitos sabores” semana gastronômica do Brasil na Índia para promoção comercial de produtos e ingredientes brasileiros. Segundo Semestre de 2025 (para informações e inscrições, envie e-mail para angelo.mauricio@agro.gov.br)
Projeto “Destination Brazil with IndiGo Airlines” – Ações de promoção comercial para empresas e instituições brasileiras em parceria com IndiGo Airlines. Segundo Semestre de 2025 (para informações e inscrições, envie e-mail para angelo.mauricio@agro.gov.br)
Projeto “Wines of Brazil 2025 – Edição Nordeste & Sudeste” – Viagem patrocinada ao Brasil para jornalistas, sommeliers e influenciadores conhecerem a vitivinicultura brasileira. Segundo Semestre de 2025 (para informações e inscrições, envie e-mail para angelo.mauricio@agro.gov.br)
Estudos de mercado:
Análise de Oportunidades para Empresas Brasileiras na Índia
Carnes e Produtos Cárneos de Aves e Suínos
Estatísticas para Produtos da Pesca e Aquicultura
Guia Como Exportar para a Índia
Padrões e Tendências para o consumo de Pescado na Índia
Produtos para Animais de Estimação
Suco de Laranja - Dados e Estatísticas
Suco de Laranja - Principais Stakeholders
Superalimentos & Snacks saudáveis
Calendário de Eventos:
World Sea Food Conference 2026 – 09 a 11 de fevereiro, em Chennai
AAHAR 2026 (com participação brasileira em pavilhão próprio) – 10 a 14 de Março de 2026, em nova Delhi
FreshIndia Show 2025 – 13 a 14 de Junho de 2025, em Mumbai
AgriTech India 2025 / FloraTech India 2025 / DairyTech India 2026 / GrainTech India 2025 / Foodex India 2025 – 01 a 03 de Agosto de 2025, em Bangalore
AnugaSelect India 2025 – 20 a 22 de Agosto de 2025, em Mumbai
SIAL India 2025 – 28 a 30 de Agosto de 2025, em Mumbai
Aquaex India 2025 – 11 a 13 de setembro de 2025, em Bhimavaram
WorldFood India 2025 – 25 a 28 de Setembro de 2025, em Nova Delhi
AgroVision India 2025 – 21 a 24 de Novembro de 2025, em Nagpur
AgriMach India 2025 – 27 a 29 de novembro de 2025, em Nova Delhi
Eventuais mudanças políticas e/ou econômicas – posteriores à elaboração dos documentos dispostos neste portal – podem ocasionar a desatualização de algumas informações.
