Notícias
Cidadania Fiscal
Alfândega da Receita Federal em Itaguaí/RJ fortalece cidadania fiscal com doações no encerramento do "Agosto Lilás" em Angra/RJ
No dia 29 de agosto, a Alfândega da Receita Federal no Porto de Itaguaí (ALF/IGI) marcou presença no evento de encerramento da campanha “Agosto Lilás”, em Angra dos Reis, com uma significativa atuação cidadã. Por meio do programa “Receita Cidadã”, a ALF/IGI realizou uma expressiva doação de mercadorias apreendidas - roupas, utensílios domésticos, materiais escolares, itens de higiene e beleza, além de eletrodomésticos -, reforçando o compromisso da Receita Federal com a promoção da cidadania fiscal e o apoio a políticas públicas de assistência social.
A cerimônia, que reuniu autoridades municipais e representantes de diversas instituições, teve como foco central o enfrentamento à violência contra a mulher e o fortalecimento da rede de apoio a vítimas em situação de vulnerabilidade social. A representante da Cidadania Fiscal da ALF/IGI, Cristiane Albuquerque da Silva, destacou a importância das doações como forma de reconstrução da dignidade e promoção da capacitação profissional, especialmente para mulheres atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
“Mais do que doações, o que estamos entregando aqui hoje é uma oportunidade de recomeço para muitas dessas mulheres, que foram diretamente impactadas pelas chuvas do segundo semestre deste ano e ainda enfrentam os desafios da reconstrução de suas vidas”, afirmou Cristiane durante a apresentação do programa “Receita Cidadã”.
Além da ALF/IGI, o evento contou com a presença da secretária de Assistência Social de Angra dos Reis, Thaisa Bedê, da delegada Paula Loureiro, titular da DEAM local, da superintendente da Mulher, Celina Figueiredo, vereadores do município, além de Mônica Santos, representando o CRC de Angra dos Reis.
Em uma ação integrada com a Agência da Receita Federal em Angra dos Reis, por meio da servidora Rosana da Costa Waess, foi disponibilizado um atendimento exclusivo para mulheres, com orientações sobre CPF, regularização de documentos e informações voltadas às pequenas empreendedoras sobre CNPJ e formalização de negócios. Esses atendimentos estavam alinhados ao propósito do evento, que além de promover a campanha “Mulher, você não está sozinha”, também visou fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes.
A participação da Receita Federal reforça a importância da união entre órgãos públicos na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A atuação da ALF/IGI, por meio do programa “Receita Cidadã”, evidencia como a cidadania fiscal pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social, contribuindo diretamente com políticas públicas voltadas à superação da vulnerabilidade e à valorização da mulher.